Animação, Clube de Cinema

ClubedeCinema #02 – Memories (1995)

memories

• Tríade de ficção

No segundo capítulo dessa loucura de clube de cinema, o meu amigo Ricardo selecionou a animação Memories, um compilado de três curtas japoneses de temáticas diferentes, que giram em torno de futuros distópicos.

O primeiro deles se chama Magnetic Rose e se passa no espaço sideral, onde coletores de lixo se deparam com um chamado por socorro e decidem investigar, até perceberem que a origem do sinal vem diretamente das memórias de uma mulher.

Pra quem gosta de ficção científica e conceitos originais, provavelmente vai valer a pena ver o primeiro curta, dirigido por Kōji Morimoto. A história é recheada de alegorias e propostas filosóficas. Infelizmente, não foi muito a minha praia. Achei a trama meio apática e que não estabelece direito seu foco, e poderia ter sido um pouco mais coesa.

O segundo curta é Stink Bomb, dirigido por Tensai Okamura. A minha opinião a respeito dele foi o completo oposto. O enredo acontece no Japão e segue a vida de um homem que trabalha em um laboratório e fica doente. Os colegas o aconselham a tomar um comprimido, mas ele acaba pegando o remédio errado e se transformando em uma arma biológica ambulante.

Stink Bomb é extremamente divertido. A história não se leva a sério e o roteiro consegue muito bem trabalhar o senso de humor. O protagonista é um completo idiota, não tem como descrevê-lo de outra forma, o que deixa as coisas engraçadas sem precisar forçar a barra. O curta passou voando e me divertiu do começo ao fim.

Por fim, Katsuhiro Omoto dirige o terceiro curta, Cannon Foder, onde acompanhamos uma família que vive a rotina melancólica e repetitiva de uma guerra.

No início, eu estava com boas expectativas. Porém, comecei a me decepcionar quando vi que o curta simplesmente não tinha história. A partir do momento em que percebi que o intuito da obra estava mais em demonstrar uma realidade do que focar nos personagens em si, consegui assistir com mais interesse. Mesmo assim, ficou faltando algo que não permitiu uma conexão pessoal maior com o conteúdo.

No saldo final, Memories é um bom compilado de curtas que varia entre altos e baixos, mas compensa pra quem deseja sair um pouco do mainstream de animações.

Dá pra usar de wallpaper facilmente, hein

 

NOTAS

Leleco: 3,0/5
Pedro: 4,0/5
Ricardo: 3,5/5

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).