Animação, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #74 – Elementos (2023)

• Os opostos se atraem

O filme de hoje tem uma história muito curiosa acerca de seu lançamento nos cinemas. Elementos teve uma das piores estreias da história da Pixar nas telonas. Tudo indicava que seria um fracasso total, mas do nada o cenário mudou e ele se tornou um dos mais rentáveis do ano passado.

Em um local onde habitam os elementos da natureza, a parte mais desenvolvida da cidade fica reservada aos seres de ar, terra e água. Devido ao seu poder de destruição, o fogo se localiza à margem da sociedade, sem se misturar com os demais. Porém, tudo ganha o potencial de mudar quando um menino aquático e uma garota flamejante se conhecem.

Poucas frases são tão clichês quanto “os opostos se atraem”, mas não tem como falar de Elementos sem citá-la. Até por conta de sua premissa, o filme é estruturalmente mais do mesmo, contendo uma história romântica com um pouco daquele formato de “enemies to lovers”, ou “de inimigos a amantes”.

Essa base narrativa já foi explorada incansavelmente na arte como um todo, e o cinema tá incluso no pacote. Portanto, não assista achando que este filme reinventou a roda. Em vez disso, ele faz um arroz com feijão bem temperadinho, com aquele gosto de alho e cebola que faz o nosso estômago sorrir.

Elementos pode até pecar em originalidade, mas sobra em carisma e diversão. Os dois protagonistas instantaneamente ganham a nossa estima, e ambos funcionam tanto separadamente quanto juntos. Ver a relação entre eles se desenvolver é um deleite de acompanhar, e não tem como não sorrir e ficar com o coração quentinho à medida que o enredo se desenrola.

A parte visual também me agradou bastante. Como de costume na Pixar, temos aqui um filme pra lá de colorido e cheio de vida, bem-humorado e com espaço pra sequências mais dramáticas. Seguindo o modelo recente do estúdio, não há um vilão clássico, pois o antagonismo está na maneira como o mundo é construído.

Elementos não faz nada que outro filme não tenha feito antes, mas executa todas as suas etapas de maneira redondinha e com personagens tão agradáveis que o resultado é uma animação aconchegante e confortável.

Na moral? Eu e ela…

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).