• À frente do seu tempo
A cientista Ellie Arraway dedica todos os seus dias à descoberta de vida extraterrestre. Após anos de esforço, ela percebe um sinal vindo de uma outra galáxia que muda radicalmente não só a sua vida, como também a de todo mundo na Terra.
Se você gosta de Interestelar, siga a minha dica e assista Contato. Sério, não vai se arrepender. O longa de Christopher Nolan bebe muito da fonte deste filme aqui, dirigido por Robert Zemeckis. Mas, enquanto Interestelar tem fortes tons de aventura, Contato é uma ficção científica mais pura, digamos assim.
Já que eu mencionei o Zemeckis, é impossível falar deste filme sem elogiar a direção dele. O trabalho de câmera é espetacular e a cena da garota correndo até o banheiro (quem viu, sabe) é melhor do que o currículo inteiro de alguns cineastas. Contato é recheado de sequências em que dá pra ver o quão competente é o seu diretor.
Além dessa excelente característica, o filme ainda brilha em outros dois cenários: atuações e roteiro. Jodie Foster tá perfeita no papel principal e o restante do elenco também desempenha de maneira excelente as suas respectivas funções. Matthew McConaughey, William Fichtner e John Hurt estão entre os melhores.
Na parte da história, Contato mostra a importância de um texto bem escrito. A trama, que teve consultoria atenta do astrofísico Carl Sagan, jamais foge da realidade a que estamos acostumados, mas não tem medo de usar a imaginação. Ah, sobre as semelhanças com a nossa realidade, o filme chega a dar raiva em alguns fragmentos, por ser tão à frente de seu tempo e abordar o comportamento humano frente ao progresso científico de maneira terrivelmente fidedigna.
Em certos momentos, eu me peguei questionando alguns detalhes da narrativa que não fazem tanto sentido se pensarmos a fundo. Mas isso é algo irrisório, não chega a estragar a experiência. Durante as 2h30, eu me senti totalmente investido.
Contato é uma pedida obrigatória pra qualquer fã de ficção científica que se preze e uma recomendação a todos que buscam algo bom pra assistir. É um dos raros casos de filmes que só melhoram ao longo de sua duração.
NOTAS
Leleco: 4,5/5
Brenno: 4,0/5
Pedro: 4,5/5
Ricardo: 4,0/5
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?