• Delírio coletivo
Um narcotraficante mexicano forja a própria morte e pede a ajuda de uma advogada pra se tornar a mulher que sempre desejou ser.
Depois de todas as polêmicas envolvendo este filme durante a corrida do Oscar 2025, é praticamente impossível analisá-lo somente pelo que ele é. Se você não sabe quais controvérsias são essas, dê uma procuradinha no Google porque é MUITA coisa. Como um jornalista formado, tentei exercer o máximo de imparcialidade possível na minha avaliação.
Dito isso, vamos falar sobre Emilia Pérez. Eu tinha a impressão de que seria um bom filme, apesar de todas as críticas negativas dos bastidores. Porém, vi bem menos qualidades do que achei que veria antes de assistir. As expectativas eram baixas, e ainda assim veio a decepção.
O que mais me incomodou em Emilia Pérez foi a narrativa. Com cenas curtas e sem impacto, o filme abraça um formato de musical que faz pouco sentido, algo semelhante ao que ocorreu em Coringa: Delírio a Dois. A direção de Jacques Audiard é pomposa demais pro meu gosto e tenta a todo momento ser “artística” e estilizada, talvez pra esconder o quanto a trama é rasa.
A premissa é muito boa, isso eu admito. Contudo, a edição é estranha e os personagens são tão unidimensionais que a força deles se perde ao longo da duração. Emilia Pérez tenta explorar contexto social, sexualidade, drama e romance, mas não vai a fundo em nenhuma das questões. O roteiro é um emaranhado de boas ideias unidas por um fio disperso e vazio.
Pra mim, o pior tipo de filme é o que não me faz sentir nada. Eu não terminei Emilia Pérez com ódio da história ou ultrajado pelo que ela executou. Eu simplesmente não senti nada. Não me comovi com as personagens, não me senti impelido pela trama, nenhum pingo de emoção aflorou de mim do começo ao fim do longa.
Emilia Pérez é um filme mediano, pra ser bem generoso. Sobre as indicações ao Oscar, acho que caberiam no máximo umas três ou quatro (Melhor Atriz pra Karla Sofia Gascón e talvez pra Zoë Saldaña, Melhor Maquiagem e Cabelo e possivelmente Melhor Canção Original). O resto é pura loucura dos votantes da Academia.

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Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?