Curtinhas do Leleco, Documentário, Filmes

CurtinhasdoLeleco #233 – A Vizinha Perfeita (2025)

a vizinha perfeita

• Uma desculpa para odiar

Em uma vizinhança nos EUA, a implicância de uma mulher com as crianças da rua chega a circunstâncias drásticas e fatais, em um caso envolvendo racismo e armas de fogo.

Agora começou de vez a minha maratona do Oscar 2026. Eu já falei no blog que a categoria de Melhor Documentário costuma ser uma das melhores da cerimônia, e dificilmente apresenta algum filme ruim. A Vizinha Perfeita não é exceção. Montado através de filmagens de câmeras policiais, o longa escancara como a estrutura social estadunidense é corrompida e como as alegações de legítima defesa estão diretamente atreladas a disparidades raciais.

A Vizinha Perfeita é um documentário doloroso de ver e que nos faz sentir várias coisas diferentes durante sua duração. Desde o início, fica claro que lidará com uma tragédia. Porém, após o prólogo, o documentário ganha contornos um pouco mais leves, e as reclamações insistentes da criminosa Susan Lorincz parecem quase cômicas. Contudo, à medida que a situação se deteriora, a mulher passa de uma simples pessoa chata pra alguém com características muito mais vis.

Lá pra metade do filme, a coisa fica difícil de assistir. As filmagens dos policiais, que, por incrível que pareça, não são os vilões da história e agem de maneira positiva, capturam cada sentimento decorrente da tragédia na cidade de Ocala, na Flórida. A sequência em que os entes queridos da vítima recebem a pior notícia de suas vidas é como um soco no estômago; foi uma das cenas mais fortes que eu vi nos últimos anos.

O documentário não perde tanto tempo com depoimentos, algo comum neste gênero. Quando esses depoimentos aparecem, o rosto das pessoas sequer é mostrado, mantendo a dinâmica com foco nos registros policiais e impedindo que a nossa atenção se disperse. Narrativamente, o filme acerta em cheio e sustenta sua escolha até os últimos minutos, quando investe em um formato mais tradicional pra resolução do caso. Quando acaba, deixa uma sensação agridoce na boca.

A Vizinha Perfeita é uma montanha-russa de emoções. É um dos melhores filmes do ano, por mais que não seja fácil de digerir.

Melhor nem escrever as palavras que eu gostaria de direcionar a essa senhora

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: The Perfect Neighbor
Duração: 1h36
País: EUA
Direção: Geeta Gandbhir
Elenco principal: Ajike Owens, Isaac Owens, Israel Owens, Afrika Owens, Titus Owens, Pamela Dias, Susan Lorincz, Franklin Baez-Colon, Michael Balken

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).