• Romance com tempero gringo
Hoje Eu Quero Iniciar um Novo Quadro Aqui no Blog. Além de continuar postando críticas mais elaboradas no site, utilizarei o espaço aqui pra fazer algumas críticas rápidas sobre filmes diversos, importando da minha página no Instagram. Inaugurando essa seção, vou escrever o que achei deste filme nacional.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho conta a história de Léo, um garoto cego que está em busca de sua independência no auge da adolescência. Com a chegada de Gabriel na escola em que estuda, o protagonista passa a descobrir mais a respeito de sua própria sexualidade. Estrelado por Ghilherme Lobo, Fábio Audi e Tess Amaral, e com direção de Daniel Ribeiro, o filme trata com delicadeza o seu tema central. O roteiro é sensível e os personagens têm personalidades bem desenhadas. O enredo entrega seus desdobramentos de maneira gradual e sem pressa, abordando mais de uma problemática ao mesmo tempo sem deixar as ações se perderem.
No entanto, apesar dessas qualidades, o filme não parece nem um pouco brasileiro. A escola, as festas e as pessoas em geral parecem caricaturas de obras norte-americanas, fazendo com que a identidade tipicamente brasileira se perca no meio do caminho. Os diálogos são engessados e não dão a impressão de que estão sendo transmitidos por pessoas reais. A linguagem e as falas soam deslocadas, e alguns recursos narrativos se repetem. A cada questionamento de Léo, os seus amigos Gabriel e Giovana se mostram exageradamente surpresos, como se cada pergunta do protagonista fosse tão estranha que precisasse ser explicada sempre.
No final das contas, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um filme bonito e feito com paixão, com um desenvolvimento leve e um tema instigante. Porém, a sensação que eu tive ao assistir foi de que era uma obra voltada ao público internacional, e não nacional. Nota final: 3/5 Lelecos.
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco
Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco
Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?