Curtinhas do Leleco, Documentário

CurtinhasdoLeleco #06 – O Golpista do Tinder (2022)

O Golpista do Tinder

• Escondido em plena vista

Talvez eu tenha me atrasado um pouco no hype e esteja falando tarde demais sobre um filme que muita gente já viu. Mas só se vive uma vez, né? Então simbora escrever sobre esse documentário.

O Golpista do Tinder conta a história real de três vítimas do bandido Simon Leviev, que conhecia mulheres através do aplicativo que dá nome ao filme, e criava um forte laço de relacionamento. Com o tempo, ele solicitava dinheiro e elas se endividavam às suas custas, em um golpe praticamente perfeito.

A primeira impressão que eu tive de O Golpista do Tinder era de que se tratava de uma ficção. A trama mirabolante e cheia de reviravoltas me fez ter dificuldade em acreditar na veracidade daquele enredo. Os minutos iniciais se dedicam a colocar o espectador na pele das vítimas, fazendo a gente olhar com carinho a personalidade do tal Leviev. À medida que o tempo passa, o documentário vai mostrando o seu verdadeiro rosto, assim como o próprio golpista.

É um filme muito instigante. A evolução dos acontecimentos, a montagem das cenas, misturando vídeos, áudios, mensagens de texto e depoimentos das vítimas; todos os elementos são bem construídos e deixam o documentário interessante de se ver. Quando começa a se aproximar do final, a obra se torna cansativa por dar mais uma volta após uma sequência que parecia se encaminhar ao desfecho. No entanto, é uma baita experiência.

O Golpista do Tinder é um retrato de até onde pode chegar o poder de manipulação de uma pessoa, e em como a nossa sociedade é ridícula em suas fragilidades. Além do mais, escancara a profundidade do machismo estrutural e em como isso pode escalar de maneira chocante. Nota final: 4,5/5.

Simão Levi, aluno de Medicina recém-formado pela PUC-SP

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco

Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco

Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).