Curtinhas do Leleco, Drama

CurtinhasdoLeleco #90 – Dias Perfeitos (2023)

dias perfeitos

• Pelos banheiros de Tóquio

Se eu quisesse ver duas horas da rotina de uma pessoa, eu assistiria ao pay per view do BBB. Brincadeiras à parte, o filme de hoje é capaz de proporcionar sentimentos bem distintos. Se você se identificar com a “vibe” da história, provavelmente vai amar. Caso contrário, pode ser um pouco difícil de assistir.

Hirayama trabalha limpando banheiros em Tóquio. O seu cotidiano é simples e repetitivo, com eventuais passeios de bicicleta, idas a restaurantes e banhos públicos, enquanto ouve fita cassete em sua van. Em meio a esse cenário, o homem busca a felicidade nas pequenas coisas.

Quando eu vejo que um filme tá bem avaliado no letterboxd, fico com medo. Isso porque eu já vi muito filme chato com nota alta no aplicativo. Desta vez, porém, eu iria assistir de qualquer jeito por causa da minha maratona do Oscar de 2024. Afinal de contas, Dias Perfeitos está indicado a Melhor Filme Internacional.

Assim como Zona de Interesse, seu companheiro de categoria, o alicerce de Dias Perfeitos tá em mostrar o dia a dia, sem necessariamente precisar de um conflito pra engatilhar a história. Não assista esperando reviravoltas ou grandes acontecimentos marcantes. Este aqui é um filme intimista, cuja atenção reside na simplicidade.

E isso dá certo? É uma pergunta bastante relativa. Eu não acho Dias Perfeitos um filme entediante, que me faz ficar olhando o relógio. Contudo, é definitivamente monótono. Em termos gerais, a proposta do roteiro não funcionou pra mim, apesar de ter gostado de algumas passagens.

Eu acho interessante a ideia de transmitir a sensação de paz através de uma rotina calma. Muitas pequenas histórias aqui são contadas por meio dessa ótica, e é aí que eu vejo o problema. Se esses pequenos arcos fossem instigantes, era uma coisa. Infelizmente, eles são excessivamente corriqueiros e não se fecham. Sei que faz sentido com a abordagem do filme, mas não deixa de ser frustrante.

Dias Perfeitos tem uma ótima trilha sonora, e o ator Koji Yakusho pouco fala, mas comunica muito com o olhar. Quanto à experiência como um todo, depende de como você vai aceitar o conceito.

Acho que no Japão deve ter mais bicicleta do que gente

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).