Animação, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #91 – Meu Amigo Robô (2023)

meu amigo robô

• Vira-lata

Quando eu estava procurando Meu Amigo Robô pra baixar, me deparei com um problemão: eu não conseguia achar legenda. Nem mesmo em inglês, o que já me ajudaria. Fiquei um tempão procurando até descobrir que o filme não tinha falas. Sim, me senti bastante estúpido quando me dei conta.

Em uma Nova York habitada por animais, um cachorro se sente solitário. Após ver um anúncio na TV, ele compra um robô para ser seu companheiro. A relação de amizade se fortalece rapidamente, mas vira um drama quando os dois são obrigados a se separar por um longo período de tempo.

Conceitualmente, Meu Amigo Robô é provavelmente a animação mais criativa do Oscar de 2024. O Menino e a Garça talvez gere uma boa competição, mas este aqui transparece muito mais originalidade. Além disso, a trama é bem mais centrada e ciente do que deseja abordar.

Pra começar, a relação entre o cão e o robô é muito bem construída. A estética da animação é agradável de se ver, e a trilha sonora ajuda a transmitir o sentimento de ternura presente naquele contexto. Até mesmo as partes mais dramáticas se recusam a colocar um peso considerável no filme, e ele permanece leve durante quase toda a duração.

Os momentos menos felizes são carregados de esperança, devido à personalidade pura dos personagens principais. Vários obstáculos vão surgindo pelo caminho, mas ambos nunca desistem. E, ao longo da jornada, o mundo vai mostrando que, apesar de ter muita gente ruim, ainda há espaço para a bondade.

Não sei bem dizer se Meu Amigo Robô é completamente otimista, pois ele explora passagens que são condizentes com a nossa realidade e não necessariamente alegres. Ainda assim, os percalços do enredo jamais parecem inclinar-se à desistência. São meros impeditivos. Mesmo com essa sensação de que “tudo vai dar certo no final”, o filme não permite que haja uma previsibilidade no andamento da história.

Meu Amigo Robô passeia pela bonita jornada de uma amizade que perdura e ganha raízes, apesar dos pesares. O desfecho foge um pouco do esperado, demonstrando maturidade e fugindo do lugar comum. Fica a recomendação.

Se houvesse uma estatueta de Melhor Amizade no Oscar, a deste ano já teria donos

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).