Comédia dramática, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #08 – Não Olhe Para Cima (2021)

Não Olhe Para Cima

• Qualquer semelhança…

Esta obra conta a história de dois cientistas que descobrem um cometa que atingirá a Terra em seis meses, causando um evento apocalíptico. Ambos tentam alertar a Casa Branca, que decide não fazer nada. Então, eles voltam os olhos para a mídia a fim de difundir a mensagem e implorar para que alguma autoridade impeça o fim do mundo.

Não Olhe Para Cima, disponível na Netflix, é um filme muito característico do diretor Adam McKay. Assim como no ótimo A Grande Aposta, o cineasta narra os acontecimentos de maneira singular e bem-humorada. A inserção de legendas sarcásticas, ângulos de câmera aparentemente deslocados e cortes dinâmicos dão o tom da narrativa. A princípio, pode parecer algo estranho, mas o estilo logo se solidifica em tela.

As interpretações são sólidas. Leonardo DiCaprio é o grande destaque, dando vida a um cientista tímido, com poucas habilidades sociais e desesperado para que as pessoas acreditem nele. O roteiro é esperto. A sua condução vai deixando um clima crescente de aflição no ar, como se não pudéssemos acreditar em tanta estupidez humana representada em tela. Quando paramos para pensar que MUITOS dos elementos expostos realmente acontecem no mundo real, guardadas as devidas proporções, a agonia se torna ainda maior.

No entanto, Adam McKay parece não ter decidido plenamente o que fazer em relação ao tom de seu roteiro. Em alguns momentos, ele transforma a experiência em uma comédia destrambelhada. Em outros, se leva excessivamente a sério. Além disso, as suas críticas são mastigadas até demais.

Não Olhe Para Cima é um ótimo manual de como o negacionismo atual é corrosivo, e como ele pode culminar no fim dos tempos, seja de forma simbólica ou literal. Ocasionalmente frágil, mas com uma temática mais do que relevante em nossa sociedade. Nota final: 3,5/5.

Aguardem 72 horas, patriotas dos EUA!

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco

Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco

Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).