Curtinhas do Leleco, Drama

CurtinhasdoLeleco #11 – Meu Primeiro Amor (1991)

meu primeiro amor

• Infância traumática

Eu tenho uma lista chamada “Filmes Que Todo Mundo Já Assistiu, Menos Eu”. Meu Primeiro Amor era um deles. Apesar de ser um verdadeiro clássico do cinema, eu nunca tinha parado pra assisti-lo de fato. Finalmente, dei play e fui conferir sobre o que se tratava.

Confesso que a trama é bem diferente do que eu imaginava. A protagonista é a garotinha Vada, de apenas 11 anos. Depois que o seu pai, um agente funerário, contrata uma maquiadora pra ajudá-lo e acaba se apaixonando por ela, Vada se sente de lado e começa a fazer de tudo pra evitar que o casal evolua.

Levando em conta o título e o pôster oficial, eu poderia jurar que Meu Primeiro Amor era sobre uma paixão infantil. O foco tá bem longe de ser esse. Vários temas são mais importantes, como a relação de Vada com a morte, os traumas provenientes do falecimento da mãe, a amizade com o jovem Thomas e a quedinha por um professor.

É um filme muito leve de assistir. Eu não senti o tempo passando enquanto via, principalmente pela presença marcante da então jovem atriz Anna Chlumsky. O seu jeito espirituoso comanda as ações de maneira fluida, apesar da obra tocar em temas bastante dramáticos.

A relação entre os personagens, as interpretações e a maneira com que a narrativa caminha são as principais qualidades de Meu Primeiro Amor. No lado negativo, eu acabei não gostando tanto do romance entre o pai de Vada e a maquiadora. Simplesmente não consegui apreciar a atuação de Dan Aykroyd, que achei apática demais. Sei que faz um pouco de sentido em relação à sua jornada pessoal, mas não me conquistou.

O terceiro ato do filme é ainda mais inesperado do que eu julgava, e fica um sentimento muito agridoce na boca quando os créditos sobem. Agridoce não por ter sido uma experiência boa e ruim ao mesmo tempo, mas sim por conta dos próprios acontecimentos. Isso é um elogio, ok?

Se você, como eu, é uma das poucas pessoas que nunca assistiu Meu Primeiro Amor na vida, não deixe de conferir. É fofo, profundo e cheira a nostalgia. Nota final: 4/5.

Esse filme respira anos 1990

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco

Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco

Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).