Curtinhas do Leleco, Drama

CurtinhasdoLeleco #14 – Um Sonho de Liberdade (1994)

um sonho de liberdade

• Presos em si mesmos

Frequentemente, esta obra de arte aqui entra na lista de Melhores Filmes de Todos os Tempos de público, crítica e de todo mundo que curte cinema. Um Sonho de Liberdade chegou a ser indicado a sete Oscars em 1995, mas não ganhou nenhum. Um absurdo, mas pelo menos foi em uma edição que contava também com Forrest Gump, Pulp Fiction, O Rei Leão e outros.

A trama é baseada em um livro de Stephen King e gira em torno de Andy Dufresne, um banqueiro sentenciado a prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e o amante dela. Na Penitenciária de Shawshank, ele faz amizade com um homem chamado Red e tenta de alguma forma melhorar a vida de todo mundo, ao envolver-se em um esquema de lavagem de dinheiro com o diretor da prisão.

O elenco possui ninguém menos que Tim Robbins e Morgan Freeman nos papéis principais, dois ícones gigantescos da sétima arte. Consequentemente, as atuações contam com um altíssimo nível, mas o enredo consegue ser ainda melhor. Eu particularmente gosto pra caramba de histórias envolvendo prisões, então naturalmente é um tema pelo qual me interesso. No entanto, Um Sonho da Liberdade é muito mais do que isso, abordando sonhos, companheirismo, poder e até o sentido da vida.

A narração do personagem de Morgan Freeman é um dos pontos altos de um roteiro com excelentes diálogos. A construção dos personagens também é espetacular, desde o protagonista até os coadjuvantes. O filme não perde o ritmo e a coesão, mesmo tocando em diferentes pontos que poderiam tornar a trama confusa. Isso passa longe de acontecer, e tudo se encaixa com maestria.

A direção de Frank Darabont é ótima, a trilha sonora é marcante e a narrativa é sublime. A obra se estende um pouquinho além do necessário na reta final, mas nada que atrapalhe. De fato, é um dos melhores filmes de todos os tempos, não é uma loucura afirmar isso. Se você por acaso nunca assistiu, não deixe de ir atrás! Nota final: 5/5.

Se fosse um tabuleiro de xadrez, eu poderia fazer a piada de que estavam jogando xadrez no xadrez

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco

Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco

Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).