Ação, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #15 – Top Gun: Maverick (2022)

top gun maverick

• De tirar o fôlego

Tom Cruise está de volta na pele de Pete “Maverick” Mitchell, um talentoso piloto com inclinação à rebeldia. Viciado em desobedecer ordens, ele passou a maior parte da sua vida dentro de aviões, evitando promoções que o tirariam desse caminho. Agora, Maverick recebe uma nova missão em que precisa retornar à escola Top Gun, a fim de selecionar um grupo para cumprir um objetivo virtualmente impossível.

Eu não esperava que esse filme, sequência do clássico de 1986, fosse ser tão bom. Como eu demorei algumas semanas pra assistir, vi que a opinião geral era bastante positiva. Por isso, fui com uma leve expectativa pro cinema. E digo logo de uma vez: é MUITO melhor do que o primeiro.

Não se fazem mais filmes de ação como antigamente. Não falo isso de um jeito saudosista, no estilo “ain, na minha época era muito melhor”. É só que, nesse gênero em específico, os filmes estão ficando cada vez mais genéricos. Parece que ação hoje em dia tá necessariamente relacionada com explosões, tiros, fugas espetaculares, homens bombados, mulheres fatais e exageros narrativos.

Nesse sentido, Top Gun: Maverick é bem mais pé no chão, por mais que seu protagonista prefira ficar no ar. As sequências de ação estão muito mais reais, e a fotografia e a trilha sonora ajudam a construir essa sensação. Quanto ao enredo, não é uma trama de desdobramentos inesperados, mas é um roteiro tão fechadinho e cuidadoso que é impossível não se apaixonar.

Sem exageros, Top Gun: Maverick tá no meu Top 5 de Melhores Filmes de 2022, e não seria loucura dizer que figura quase no topo. É uma diversão genuína, empolgante, imersiva e refrescante, misturando novidade e nostalgia em medidas perfeitas. Nota final: 5/5.

PERDEU TUDO: Baterista estressado desiste da música e vira mecânico no interior dos EUA

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco

Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco

Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).