Favoritos do Leleco, Ficção científica

FavoritosdoLeleco #03 – O Preço do Amanhã (2011)

o preço do amanhã

• Tempo é dinheiro

Quem me conhece, sabe bem que eu já falei umas 200 vezes sobre este filme aqui. Inclusive, no meu canal no YouTube, fiz um vídeo a respeito. No entanto, ainda estava faltando uma crítica por escrito, e que maneira melhor de utilizar a tag que criei recentemente?

O Preço do Amanhã se passa em um futuro distópico no qual o tempo que as pessoas têm de vida equivale à quantidade de dinheiro delas. Os mais ricos vivem no topo do mundo, virtualmente alcançando a imortalidade, imunes a quaisquer mortes naturais. Isto porque todos param de envelhecer aos 25 anos. Tudo muda quando um homem chamado Will Salas se propõe a quebrar o mercado, ao lado da filha de um milionário.

Não vou negar, eu tinha medo de revisitar este filme. Já o assisti umas dez vezes, mas a última tinha sido há alguns anos. Como o meu gosto pelo cinema mudou bastante desde então, eu tive receio de não achá-lo tão bom quanto antes, a exemplo do que aconteceu com Gente Grande.

Claramente, ele está longe de ser um primor técnico. O enredo tem poucas voltas originais, e as atuações são apenas boas o suficiente pra não nos deixar dispersos. A trilha sonora é ok, o roteiro idem, e os personagens não são tão multidimensionais assim.

E por que eu gosto tanto deste filme? Bom, além da óbvia conexão emocional, eu acho o conceito sensacional. Eu sei que as críticas sociais são meio rasas, mas elas estão lá. E eu fico fascinado pelo contexto de um relógio no braço de cada um apontando que, literalmente, tempo é dinheiro.

É um entretenimento puro, com boas cenas de ação e perseguição, e ainda conta com um elenco interessante, incluindo Justin Timberlake, Amanda Seyfried, Cillian Murphy e Olivia Wilde. Além disso, a cinematografia é de Roger Deakins, vencedor de dois Oscar por 1917 e Blade Runner 2049.

O Preço do Amanhã é a prova de que critérios objetivos não são o suficiente pra definir a arte. Olhando de forma imparcial, eu diria que é um filme nota 7. Pra mim, no entanto, é um sólido 10, que me faz decorar as falas e desdobramentos e me divertir sempre que eu assisto.

O mundo das influencers é tipo assim

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).