Curtinhas do Leleco, Terror

CurtinhasdoLeleco #53 – Five Nights at Freddy’s: O Pesadelo Sem Fim (2023)

five nights at freddy's

• Ursinhos nada carinhosos

Eu nunca tinha ouvido falar neste jogo de videogame até umas duas semanas antes do lançamento do filme. Quando vi sobre o que se tratava, fiquei pensando em como colocar isso em uma tela de cinema. Passou pela minha cabeça a abordagem de ser algo meio Atividade Paranormal, por causa das câmeras de segurança, mas o longa pega uma abordagem mais clássica do terror.

Mike (Josh Hutcherson, o Peeta de Jogos Vorazes) é um segurança de pavio curto que não consegue parar quieto em um emprego. Quando recebe a proposta de trabalhar como guarda noturno em uma pizzaria abandonada, ele é obrigado a aceitar pra poder sustentar a irmã mais nova. Porém, o lugar é assombrado por robôs animados e a experiência vira um pesadelo.

A premissa de Five Nights at Freddy’s é bem simples. Pra quem não conhece o jogo, o personagem principal precisa sobreviver durante cinco noites na antiga pizzaria. Pra isso, tem que ficar se escondendo dos bichos amaldiçoados e economizando a energia do estabelecimento.

Portanto, não tem muito o que inventar no filme, mas o roteiro até que se mostra criativo. O protagonista pode não ser muito carismático, mas o enredo lhe dá características que nos fazem pelo menos simpatizar com ele. A diretora Emma Tammi também mergulha em um subtexto interessante envolvendo sonhos e laços familiares, dando mais profundidade à história.

O problema é que a ideia promissora se perde ao longo da trama. Os robôs, que são toscos por natureza, mas de forma proposital, perdem um pouco da magia a partir do momento em que aparecem demais. O filme também insere uma outra personagem policial totalmente descolada da realidade exibida até então, transformando tudo em uma verdadeira farofada.

Five Nights at Freddy’s tem argumentos criativos tendo em vista a simplicidade da premissa original, mas não explora todo o potencial que o próprio filme tinha aflorado. O terror se dilui e se transmuta quase em fantasia, perdendo parte do charme. É um filme legal pra passar o tempo, mas que poderia ter sido mais marcante.

Jogos Mortais ou Jogos Vorazes?

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).