Comédia dramática, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #62 – Saltburn (2023)

saltburn

• Ricos são estranhos

Nesta reta final de temporada de premiações, Saltburn está sendo um dos filmes mais comentados. O Oscar tá batendo na porta, e qualquer produção que se destaca nessa época tende a chegar forte na cerimônia. Mas será que essa obra aqui é realmente boa?

Disponível na Prime Video, Saltburn é dirigido por Emerald Fennell, de Bela Vingança. Em seu elenco, estão nomes como Barry Keoghan, Jacob Elordi e Rosamund Pike. A trama é sobre um bolsista do Reino Unido que começa uma amizade meio obsessiva com um aluno rico. Quando é convidado a passar as férias na mansão da família do novo amigo, ele aceita e tenta ao máximo se encaixar.

Saltburn tem muitos temas com potencial de transformar o conjunto em algo provocante. Contudo, é tão disperso que eu terminei sem saber qual era a mensagem que ele queria passar. O filme mira em assuntos pertinentes e não consegue se destacar em nenhum deles. Tem muita coisa boa ali, mas parece que não decola. As atuações são boas, mas falta substância ao texto.

Os personagens também me incomodaram, porque eu simplesmente não me apeguei a ninguém. Nenhuma pessoa me causou conexão positiva, tampouco torci pra que os sujeitos se dessem mal. A única coisa que senti foi um certo estranhamento em virtude das situações. O protagonista é um dos maiores problemas, pois, na passagem do primeiro para o segundo ato, muda da água pro vinho de um jeito abrupto.

Pra ser justo, Saltburn não é desinteressante. Prende a atenção e me causou curiosidade de saber pra que rumo estava indo. As esquisitices do roteiro, nesse sentido, trabalham a favor. Mas, novamente, a falta de foco prejudica, e fica ainda pior quando o longa alcança o terceiro ato.

Na reta final, a trama aplica uma reviravolta expositiva e com o intuito claro de punir ricos não apenas com ridicularizações baratas. Sou super a favor desse tópico, mas filmes como O Menu e Triângulo da Tristeza fizeram isso de maneira bem mais autêntica, deixando a conclusão deste um tanto quanto besta e pretensiosa.

Saltburn é uma experiência única; interprete isso como quiser. Infelizmente, possui uma subversão que não funcionou pra mim, embora eu tenha ficado o tempo todo preso à tela.

Euphoria ou Eu Faria?

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).