Curtinhas do Leleco, Drama

CurtinhasdoLeleco #76 – A Sala dos Professores (2023)

a sala dos professores

• Repercussões de uma acusação

Em uma escola alemã, professores e direção ficam preocupados com uma série de roubos e tentam identificar quem está por trás dos delitos. Uma das professoras não aprova os métodos de “investigação” do colégio, mas se envolve em uma controvérsia após acusar uma pessoa sem provas irrefutáveis.

A Sala dos Professores flerta com diferentes gêneros. Essencialmente, é um drama, mas também tem pinceladas de suspense e mistério. Isso porque duas perguntas pairam no ar durante praticamente toda a duração: quem é o ladrão da escola? E a professora realmente acusou a pessoa certa?

Esses dois questionamentos parecem, ao mesmo tempo, ter relação entre si e tratar de duas séries de acontecimentos diferentes. O filme se recusa a dar as respostas e vai segurando a tensão até o fim, tornando a trama gradativamente instigante. Em determinados momentos, parecia que eu estava tentando solucionar um mistério do Sherlock Holmes ou algo parecido.

O argumento principal de A Sala dos Professores, no entanto, não é tão simples quanto as soluções de um mistério. Na verdade, pra trama não importam muito as respostas, mas sim o comportamento humano diante das perguntas. Isso pode ser um pouco frustrante, não vou negar. Quando acabou o filme, ficou em mim aquela sensação de que fui traído, como se o longa estivesse brincando comigo. Eu entendi o ponto da conclusão, mas isso não evitou que eu me sentisse desiludido.

Como peça de estudo humano, o filme é ótimo. Cada personagem tem um perfil diferente, e é interessante analisar como cada um trabalha a noção de justiça, até as crianças. O roteiro prega peças, fazendo a gente pensar que vai seguir por um caminho, apenas pra desviar o rumo. Às vezes, ele é meio sacana quanto a isso, cortando algumas cenas e avançando a história em parte que me deixaram perguntando: “beleza, mas o que exatamente aconteceu logo depois?”.

A Sala dos Professores constrói um enredo inquietante e sabe como elevar a tensão ao máximo, de modo que ficamos sempre presos à tela. Contudo, o encerramento deixa uma sensação um tanto quanto amarga na boca.

O dia mais tranquilo de uma professora infantil

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).