Comédia, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #54 – Yesterday (2019)

yesterday

• Beatlemaníacos

Uma das bandas mais importantes pra minha formação musical sempre foi os Beatles. Quando eu fiquei sabendo que haveria um filme a respeito disso, não hesitei em ir assistir, de um jeito pra lá de empolgado. Saí do cinema em êxtase, dando nota máxima e me emocionando com cada cena. Quatro anos depois, minha opinião é outra.

Jack Malik é um músico frustrado que sonha em deslanchar na carreira. Quando está prestes a desistir, um acidente bizarro acontece e ele vai parar no hospital. Assim que recobra a consciência, ele começa a perceber inconsistências na realidade e descobre que os Beatles nunca existiram naquele mundo. Com isso, Jack passa a gravar as canções do grupo britânico como se fossem dele.

A premissa de Yesterday é muito, mas muito legal. Como seria o mundo sem uma das bandas mais influentes da história da música? A mesma ideia poderia funcionar com Leonardo da Vinci pra arte, ou a Bíblia pra religião, ou até mesmo o Pelé pro futebol. Na verdade, os Beatles não são os únicos que “sumiram” no cenário do filme, mas é nele que a história se concentra.

Yesterday é um grande presente para os fãs, sobretudo os mais apaixonados. Eu, particularmente, não acho que os Beatles fariam sucesso se lançassem músicas hoje em dia, pois eles estouraram em uma época e contexto muito específicos. Mas não tem jeito, é uma questão impossível de responder com plena certeza. A Mona Lisa seria tão icônica se tivesse sido pintada por um artista de Goiânia em 2023?

Contudo, o filme não consegue se aprofundar nessas reflexões, escolhendo enveredar por um caminho mais fácil de ascensão e queda, fama e romance. Com uma premissa tão boa, chega a ser um desperdício essa escolha criativa, mas não há como negar que é uma experiência divertida e nostálgica pra quem é fã dos Beatles.

Hoje, assistindo com um maior distanciamento, Yesterday continua sendo um filme legal, mas que poderia ter ido muito além do que apresentou. Pelo menos vale a pena pra cantar junto e sentir algumas emoções que deixam o coração quentinho.

Hey, dude ♪

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).