Curtinhas do Leleco, Guerra

CurtinhasdoLeleco #94 – Golda: A Mulher de uma Nação (2023)

golda a mulher de uma nação

• Dama de Ferro

Depois de muita luta, assisti ao 53º dos 53 filmes do Oscar de 2024. Este aqui tá indicado na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo, e devo dizer que a nomeação foi merecida. Ah, então o filme é bom? Eu não diria isso.

Golda Meir, conhecida como a Dama de Ferro de Israel, se vê em meio a mais um conflito envolvendo seu país. Na década de 70, Egito e Síria iniciam um ataque e a primeira-ministra israelense consulta seus militares pra encontrar um jeito de repelir o conflito.

Falar sobre Israel já seria complexo por si só, mas falar sobre Israel em 2024 é praticamente impossível. Eu tenho as minhas opiniões sobre o assunto, mas na moral? Não tenho conhecimento suficiente pra expressá-las, e não faço questão de ter. Portanto, a minha análise de Golda: A Mulher de uma Nação será estritamente a partir da visão do Leleco cinéfilo, e não do Leleco político.

Pra quem não tem muita noção dos conflitos no Oriente Médio pós-Segunda Guerra Mundial, Golda: A Mulher de uma Nação pode ser um tanto quanto confuso. Como possui uma narrativa sem imparcialidade alguma, o filme não faz questão de explicar o contexto daquela guerra. O único objetivo é mostrar o lado de Israel. Isso deixa o resultado raso e condensado, tornando difícil a plena compreensão dos fatos.

A veterana Helen Mirren tá irreconhecível no papel principal. Eu gosto da sua atuação, pois é uma daquelas vezes que você não consegue enxergar a atriz, somente a personagem. Por outro lado, os demais são meros recursos do roteiro pra simbolizar elementos específicos. Nenhum tem profundidade o bastante pra se destacar.

Eu também gostei da trilha sonora e certos aspectos da fotografia. Mas, quando volto meus olhos para a execução do roteiro, o filme é pra lá de esquecível. Ele não é didático, não compele as atenções para o lado político, tampouco para o militar, e tem um grau de emoção próximo a zero. Eu vi os créditos subirem na tela sem ter absorvido praticamente nada da história real.

Golda: A Mulher de uma Nação é aquele típico filme que eu já mencionei aqui: pode até não te entediar – embora seja bem possível isso acontecer -, mas com certeza não ficará na memória.

Aquele cara ali deve achar que é o Snake do jogo Metal Gear

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).