Oscar

Palpites para o Oscar 2024

palpites oscar 2024

• Missão cumprida

Eu consegui. Pela primeira vez desde 2017, quando comecei a acompanhar o Oscar, eu consegui assistir a TODOS os filmes indicados. Neste ano, foram 53 no total. Em alguns momentos, eu pensei que não seria capaz de concluir a missão, porque não achava alguns filmes em lugar algum. Desta vez, dei um jeitinho e maratonei todos os títulos, ao lado da minha namorada. Você pode encontrar os links das críticas completas de todos os longas-metragens no final do post de Indicados Oscar 2024. Abaixo, vou escrever as minhas impressões de cada categoria, quem eu acho que vai ganhar e quem eu acho que deveria ganhar. Também vou incluir os palpites de três amigos meus, que fazem parte do Clube de Cinema. Neste ano, serei menos pragmático em algumas categorias e apostar com o coração em outras. Mas enfim, vamos logo com essa postagem!

 

Melhor Filme
  • Anatomia de Uma Queda
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Barbie
  • Ficção Americana
  • Maestro
  • Oppenheimer
  • Os Rejeitados
  • Pobres Criaturas
  • Vidas Passadas
  • Zona de Interesse

Minhas impressões: a lista de Melhor Filme é uma representação perfeita do alto nível da cerimônia deste ano. Nenhum deles é ruim. Maestro é o meu menos favorito e o único que eu questiono a presença. A Sociedade da Neve A Cor Púrpura são alguns dos exemplos que poderiam ter entrado no lugar. De qualquer forma, pra mim a escolha mais óbvia é a de Oppenheimer para o prêmio principal. Foi o meu filme favorito de todo o Oscar 2024 – vi duas vezes, uma no cinema e outra em casa. É o pacote completo, tanto na parte técnica quanto na execução da narrativa. Se Anatomia de uma Queda ou Pobres Criaturas levar, no entanto, estaria longe de ser um absurdo.
Minhas preferências:
 Oppenheimer Anatomia de uma Queda Pobres Criaturas Vidas Passadas Assassinos da Lua das Flores Os Rejeitados Barbie Ficção Americana Zona de Interesse Maestro
Meu palpite:
Oppenheimer
Clube de Cinema:
Oppenheimer (Brenno, Ricardo e Quiste)

 

Melhor Direção
  • Christopher Nolan (Oppenheimer)
  • Jonathan Glazer (Zona de Interesse)
  • Justine Triet (Anatomia de Uma Queda)
  • Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores)
  • Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas)

Minhas impressões: eu me lembro de quando saíram as indicações e o Twitter ficou revoltado com a ausência da Greta Gerwig. Olha, eu gostei muito do trabalho dela em Barbie, mas, sinceramente, não havia espaço pra ela aqui. Na minha opinião, todos os cinco trabalhos acima são superiores, e consigo ver argumentos pra sustentar a vitória de cada um deles. Acho que escolher Christopher Nolan é o caminho que a Academia deve tomar simplesmente porque estamos falando de um dos maiores cineastas desta geração, que ainda não tem uma estatueta. E não dá pra dizer que o reconhecimento dele em Oppenheimer não seja merecido, né?
Minhas preferências:
 Christopher Nolan > Martin Scorsese > Yorgos Lanthimos > Justine Triet > Jonathan Glazer
Meu palpite:
Christopher Nolan
Clube de Cinema: Christopher Nolan (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Atriz Principal
  • Annette Bening (Nyad)
  • Carey Mulligan (Maestro)
  • Emma Stone (Pobres Criaturas)
  • Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)
  • Sandra Hüller (Anatomia de Uma Queda)

Minhas impressões: que categoria bem disputada, sério mesmo. Eu considero todas elas excelentes atuações. A única que tá um pouco abaixo das demais é Annette Bening. Havia espaço pra Greta Lee, Margot Robbie ou algum outro nome, mas enfim. Quando assisti Assassinos da Lua das Flores, me impressionei com a Lily Gladstone. Se fosse pra Atriz Coadjuvante, sua vitória era garantida. Pra Atriz Principal, acho que ela protagonizará uma briga boa com a Emma Stone. Qualquer uma que conquistar a estatueta, será merecido. O mesmo vale pra Sandra Hüller, uma das minhas favoritas na temporada.
Minhas preferências:
Emma Stone > Sandra Hüller > Lily Gladstone > Carey Mulligan > Annette Bening
Meu palpite:
Emma Stone
Clube de Cinema: Emma Stone (Brenno e Quiste) e Lily Gladstone (Ricardo)

 

Melhor Ator Principal
  • Bradley Cooper (Maestro)
  • Cillian Murphy (Oppenheimer)
  • Colman Domingo (Rustin)
  • Jeffrey Wright (Ficção Americana)
  • Paul Giamatti (Os Rejeitados)

Minhas impressões: desculpa, essa categoria já tem dono. Eu gostei bastante da atuação do Paul Giamatti, mas Cillian Murphy tá em outra rotação. Qualquer um que ganhar além dele me deixará meio contrariado, porque os níveis são muito diferentes. E só registrar que é um absurdo o Colman Domingo ter sido indicado e Leonardo Di Caprio ter ficado de fora, por Assassinos da Lua das Flores. Mas fazer o quê, né?
Minhas preferências:
 Cillian Murphy > Paul Giamatti > Jeffrey Wright > Bradley Cooper > Colman Domingo
Meu palpite:
Cillian Murphy
Clube de Cinema: Cillian Murphy (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Roteiro Original
  • Anatomia de Uma Queda
  • Maestro
  • Os Rejeitados
  • Segredos de um Escândalo
  • Vidas Passadas

Minhas impressões: pra mim, a vitória ficaria em boas mãos em três cenários: Anatomia de uma QuedaVidas Passadas Os Rejeitados. Qualquer um que ganhar, pra mim tá ótimo. Maestro estar aqui é bem nada a ver, e Segredos de um Escândalo até consigo entender, porque de fato a proposta é interessante. Eu vou apostar em Anatomia de uma Queda por ser um filme quase unânime na temporada, e possui um enredo ao mesmo tempo tão simples e complexo que eu sinceramente acho que deveria levar.
Minhas preferências:
 Anatomia de uma Queda Vidas Passadas Os Rejeitados Segredos de um Escândalo Maestro
Meu palpite:
Anatomia de uma Queda
Clube de Cinema: Anatomia de uma Queda (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Roteiro Adaptado
  • Barbie
  • Ficção Americana
  • Oppenheimer
  • Pobres Criaturas
  • Zona de Interesse

Minhas impressões: essa aqui tá difícil demais! É simplesmente uma das categorias mais imprevisíveis do Oscar. Ficção Americana vem surpreendendo e conquistando algumas vitórias na temporada de premiações. Oppenheimer é o queridinho da crítica. Barbie é o queridinho do público. Pobres Criaturas se destaca pela originalidade, e Zona de Interesse chama a atenção devido à sua temática. Quem leva? Sinceramente, não sei. Por isso, vou apostar de acordo com o favoritismo.
Minhas preferências:
 Pobres Criaturas Oppenheimer > Ficção AmericanaBarbie > Zona de Interesse
Meu palpite:
Ficção Americana
Clube de Cinema: Ficção Americana (Brenno e Ricardo) e Pobres Criaturas (Quiste)

 

Melhor Atriz Coadjuvante
  • America Ferrera (Barbie)
  • Danielle Brooks (A Cor Púrpura)
  • Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)
  • Emily Blunt (Oppenheimer)
  • Jodie Foster (Nyad)

Minhas impressões: uma das grandes unanimidades deste ano é que Da’Vine Joy Randolph levará o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Qualquer pessoa que apostar diferente pode ter certeza que perderá pontos no bolão. Sinceramente, eu prefiro a atuação da Danielle Brooks por um motivo: sempre que ela aparece, rouba totalmente a cena. Da’Vine Joy Randolph, por outro lado, funciona muito bem no conjunto de Os Rejeitados. Entre as cinco, acho que a única abaixo das outras é America Ferrera, que poderia ter sido substituída pela Juliane Moore, por exemplo, por Segredos de um Escândalo.
Minhas preferências:
 Danielle Brooks > Da’Vine Joy Randolph > Emily Blunt > Jodie Foster > America Ferrera
Meu palpite:
Da’Vine Joy Randolph
Clube de Cinema: Da’Vine Joy Randolph (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Ator Coadjuvante
  • Mark Ruffalo (Pobres Criaturas)
  • Robert De Niro (Assassinos da Lua das Flores)
  • Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
  • Ryan Gosling (Barbie)
  • Sterling K. Brown (Ficção Americana)

Minhas impressões: eu tenho uma opinião um tanto quanto polêmica aqui: pra mim, Willem Dafoe teve uma atuação melhor do que Mark Ruffalo. Entendo o Hulk ter entrado no lugar do Duende Verde, mas em questão de preferência pessoal, achei o Willem melhor. Além disso, apesar de ter curtido a interpretação de Sterling K. Brown, acho que gostei mais de Charles Melton em Segredos de um Escândalo. E ainda teve o jovem Milo Machado Graner, de Anatomia de uma Queda. Excelente categoria, mesmo sendo óbvio que o Homem de Ferro vencerá seu primeiro Oscar.
Minhas preferências:
 Robert Downey Jr. > Robert De Niro > Ryan Gosling > Mark Ruffalo > Sterling K. Brown
Meu palpite:
Robert Downey Jr.
Clube de Cinema: Robert Downey Jr. (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Fotografia
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Maestro
  • O Conde
  • Oppenheimer
  • Pobres Criaturas

Minhas impressões: quando a gente pensa em espetáculo audiovisual no Oscar de 2024, o que vem imediatamente à cabeça? Pra mim, a resposta mais óbvia é Oppenheimer. O trabalho técnico desse filme é fenomenal, e a fotografia está inclusa. Eu ficaria bem surpreso se não levasse, embora admire muito a execução em Assassinos da Lua das Flores Pobres Criaturas.
Minhas preferências:
 Oppenheimer Assassinos da Lua das Flores Pobres Criaturas > Maestro > O Conde
Meu palpite:
Oppenheimer
Clube de Cinema: Oppenheimer (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Montagem
  • Anatomia de Uma Queda
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Oppenheimer
  • Os Rejeitados
  • Pobres Criaturas

Minhas impressões: sinceramente? Todos os cinco filmes dessa lista têm excelentes trabalhos de edição. Todos têm duração superior a duas horas, e dois deles bateram a marca de três horas de duração. Coincidentemente, acho que esses últimos são os donos das melhores montagens. Ainda assim, prefiro a de Oppenheimer, devido à habilidade de misturar linhas do tempo e pontos de vista sem deixar a experiência confusa.
Minhas preferências:
 Oppenheimer Assassinos da Lua das Flores > Pobres Criaturas > Anatomia de uma Queda Os Rejeitados
Meu palpite:
Oppenheimer
Clube de Cinema: Oppenheimer (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Filme Internacional
  • A Sala dos Professores (Alemanha)
  • A Sociedade da Neve (Espanha)
  • Dias Perfeitos (Japão)
  • Eu, Capitão (Itália)
  • Zona de Interesse (Reino Unido)

Minhas impressões: se a França tivesse sido mais inteligente e mandado Anatomia de uma Queda como representante do país no Oscar, a briga seria boa e acho que ele levaria. Porém, como não é o caso, é um tanto quanto óbvia a vitória de Zona de Interesse, o único desses cinco presente na relação de Melhor Filme. Curiosamente, eu o acho apenas o quarto melhor, à frente apenas de Dias Perfeitos. Mas, desta vez, não dá pra votar com o coração.
Minhas preferências:
 A Sociedade da Neve Eu, Capitão A Sala dos Professores Zona de Interesse Dias Perfeitos
Meu palpite:
Zona de Interesse
Clube de Cinema: Zona de Interesse (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Animação
  • Elementos
  • Homem-Aranha Através do Aranhaverso
  • Meu Amigo Robô
  • Nimona
  • O Menino e a Garça

Minhas impressões: Homem-Aranha Através do Aranhaverso ou O Menino e a Garça? O Oscar de Melhor Animação ficará com um deles. Analisando friamente, há argumentos maiores para o triunfo da obra japonesa: uma história original e fechada, o retorno do prestigiado Miyazaki e a inclinação a premiar um longa menos convencional. Pra mim, O Menino e a Garça é o favorito a ganhar, e acho que deve levar. Contudo, eu vou apostar com o coração no que eu considero a melhor animação do ano passado.
Minhas preferências:
 Homem-Aranha Através do Aranhaverso Nimona Elementos Meu Amigo Robô O Menino e a Garça
Meu palpite:
Homem-Aranha Através do Aranhaverso
Clube de Cinema: Homem-Aranha Através do Aranhaverso (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Trilha Sonora
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Ficção Americana
  • Indiana Jones e o Chamado do Destino
  • Oppenheimer
  • Pobres Criaturas

Minhas impressões: antes de mais nada, queria deixar minha revolta com a indicação de Indiana Jones e o Chamado do Destino. Sério, o que tem demais na trilha sonora desse filme? Só porque teve a composição do John Williams? Francamente, tem hora que o Oscar me irrita. Sobre quem eu acho que deveria ganhar, novamente vou repetir: quando pensamos em experiência audiovisual, o que vem à cabeça? Acho a vitória de Oppenheimer inquestionável aqui.
Minhas preferências:
 Oppenheimer Assassinos da Lua das Flores Pobres Criaturas Ficção Americana Indiana Jones e o Chamado do Destino
Meu palpite:
Oppenheimer
Clube de Cinema: Assassinos da Lua das Flores (Quiste) e Oppenheimer (Brenno e Ricardo)

 

Melhor Som
  • Maestro
  • Missão Impossível – Acerto de Contas: Parte 1
  • Oppenheimer
  • Resistência
  • Zona de Interesse

Minhas impressões: agora eu vou ter de ser um pouco contraditório. Eu falei tanto da experiência audiovisual e blá blá blá, e acho bem possível que Oppenheimer leve mais essa categoria. Mas, sinceramente? Apesar de não ter gostado tanto quanto eu esperava de Zona de Interesse, acho que a edição e mixagem de som são sublimes. Tomara que ganhe!
Minhas preferências:
 Zona de Interesse Oppenheimer Missão Impossível – Acerto de Contas: Parte 1 Maestro Resistência
Meu palpite:
Zona de Interesse
Clube de Cinema: Oppenheimer (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

MelhorES Efeitos Visuais
  • Godzilla Minus One
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3
  • Missão Impossível – Acerto de Contas: Parte 1
  • Napoleão
  • Resistência

Minhas impressões: que categoria difícil de apostar, sério. Acho que a disputa tá bem polarizada entre Godzilla Minus One Resistência. Apesar desse último ter sido um consenso maior na temporada de premiações, eu vou escolher o primeiro. Não só porque eu me impressionei com os seus efeitos visuais, mas também acho que a recepção calorosa por parte do público pode pesar no Oscar. Ainda assim, deixo bem claro que Resistência é a aposta mais segura.
Minhas preferências:
 Godzilla Minus One Resistência Guardiões da Galáxia Vol. 3 Missão Impossível – Acerto de Contas: Parte 1 Napoleão
Meu palpite:
Godzilla Minus One
Clube de Cinema: Godzilla Minus One (Brenno e Ricardo) e Guardiões da Galáxia Vol. 3 (Quiste)

 

Melhor Figurino
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Barbie
  • Napoleão
  • Oppenheimer
  • Pobres Criaturas

Minhas impressões: acredito que essa categoria tem dois francos-favoritos: Barbie Pobres Criaturas. Qual eu acho que vai ganhar? Cara, qualquer um dos dois acho que teria uma vitória justa. Porém, acho que vou de Barbie devido à repercussão positiva do filme e porque ele realmente ditou moda na época que saiu e segue sendo tendência até hoje na questão de vestuário. Mas não me surpreenderia se Pobres Criaturas levasse.
Minhas preferências:
 Barbie Pobres Criaturas Napoleão Assassinos da Lua das Flores Oppenheimer
Meu palpite:
Barbie
Clube de Cinema: Barbie (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Design de Produção
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Barbie
  • Napoleão
  • Oppenheimer
  • Pobres Criaturas

Minhas impressões: a situação aqui é bem parecida com a categoria de Melhor Figurino, mas eu acho que vai acontecer o contrário. Barbie leva o figurino, e Pobres Criaturas fica com o design de produção. Eu realmente acho que seja o mais justo, porque um dos maiores pontos positivos de Pobres Criaturas (e olha que são muitos) é a construção visual daquele universo maluco do filme.
Minhas preferências:
 Pobres Criaturas Barbie Oppenheimer Napoleão Assassinos da Lua das Flores
Meu palpite:
Pobres Criaturas
Clube de Cinema: Pobres Criaturas (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Maquiagem e Cabelo
  • A Sociedade da Neve
  • Golda: A Mulher de Uma Nação
  • Maestro
  • Oppenheimer
  • Pobres Criaturas

Minhas impressões: se eu fosse um votante da Academia, escolheria A Sociedade da Neve, um dos filmes mais subestimados do Oscar de 2024. Acho o trabalho de maquiagem dele sensacional, mas acho que essa vai ser a vitória de consolação de Maestro, que teve muita divulgação e não deve sair da mãos vazias da cerimônia.
Minhas preferências:
 A Sociedade da Neve Pobres Criaturas Maestro Golda: A Mulher de Uma Nação > Oppenheimer
Meu palpite:
Maestro
Clube de Cinema: Maestro (Brenno e Ricardo) e Pobres Criaturas (Quiste)

 

Melhor Canção Original
  • I’m Just Ken (Barbie)
  • It Never Went Away (Jon Batiste: American Symphony)
  • The Fire Inside (Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História)
  • Wahzhazhe (A Song For My People) (Assassinos da Lua das Flores)
  • What Was I Made For? (Barbie)

Minhas impressões: a não ser que aconteça uma tragédia, Barbie vai vencer essa categoria, de uma forma ou de outra. De um lado, temos uma canção mais emocionante, interpretada por Billie Eilish. Do outro, temos uma canção mais divertida, na voz de Ryan Gosling. Consigo ver argumentos para a vitória de ambas no Oscar, mas acho que vai pesar o nome da Billie Eilish, a mensagem da música e a sua aplicação no filme.
Minhas preferências:
 I’m Just Ken > What Was I Made For? > It Never Went Away > The Fire Inside > Wahzhazhe (A Song For My People) 
Meu palpite:
What Was I Made For?
Clube de Cinema: What Was I Made For? (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Documentário
  • 20 Dias em Mariupol
  • A Memória Infinita
  • As 4 Filhas de Olfa
  • Bobi Wine: O Presidente do Povo
  • To Kill a Tiger

Minhas impressões: o meu favorito é Bobi Wine: O Presidente do Povo, já vou falar logo de cara. Contudo, acho quase impossível 20 Dias em Mariupol não ganhar. Um documentário mostrando a realidade da Guerra da Ucrânia, com o causador sendo a Rússia, um dos mais infames inimigos dos Estados Unidos? Por favor, né. Independentemente disso, gostei muito da lista deste ano, porque nenhum deles é de fato dos EUA. Temos um da Ucrânia, um do Chile, um da Tunísia, um de Uganda e outro da Índia, todos com temas sociais relevantes. Incrível como Melhor Documentário quase sempre é uma das melhores e mais diversas categorias do Oscar.
Minhas preferências:
 Bobi Wine: O Presidente do Povo As 4 Filhas de Olfa 20 Dias em Mariupol A Memória Infinita To Kill a Tiger
Meu palpite:
20 Dias em Mariupol
Clube de Cinema: 20 Dias em Mariupol (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Documentário em Curta-Metragem
  • A Última Loja de Consertos
  • Island in Between
  • Nǎi Nai & Wài Pó
  • O ABC da Proibição de Livros
  • The Barber of Little Rock

Minhas impressões: ouvi falar que o favorito nesta categoria é O ABC da Proibição de Livros. Mesmo assim, me recuso a apostar nele. Não porque eu não tenha gostado, ele é até bom, mas A Última Loja de Consertos é tão mais bonito e bem estruturado que vou novamente votar com o coração. Também gostei de Nǎi Nai & Wài Pó, mas achei os outros dois bem fraquinhos, principalmente Island in Between, que é o pior filme do Oscar de 2024, na minha humilde opinião. The Barber of Little Rock é mal aproveitado, mas Island in Between é totalmente sem foco e desinteressante.
Minhas preferências: A Última Loja de Consertos > Nǎi Nai & Wài Pó > O ABC da Proibição de Livros The Barber of Little Rock Island in Between
Meu palpite:
A Última Loja de Consertos
Clube de Cinema: A Última Loja de Consertos (Quiste) e O ABC da Proibição de Livros (Brenno e Ricardo)

 

Melhor Curta-Metragem
  • A Incrível História de Henry Sugar
  • E Depois?
  • Invencível
  • Knight of Fortune
  • Red, White and Blue

Minhas impressões: esse aqui também é bem fácil de apostar, por uma simples razão: Wes Anderson. Ele é um dos queridinhos da Academia, e o curta dirigido por ele tem um elenco recheado de nomes famosos, como Benedict Cumberbatch, Ralph Fiennes, Ben Kingsley e Dev Patel. Além disso, é de fato o melhor dos cinco. Mesmo assim, dou destaque para Red, White and Blue, que tem uma história tão forte que chega a doer. E Depoistambém segue nesse estilo, mas o seu auge aparece muito cedo na trama, e depois disso o desenvolvimento não é tão bom. Knight of Fortune é bonito, e Invencível é um pouco mal aproveitado, assim como The Barber of Little Rock na categoria anterior.
Minhas preferências:
 A Incrível História de Henry Sugar Red, White and Blue E Depois? Knight of Fortune Invencível
Meu palpite:
A Incrível História de Henry Sugar
Clube de Cinema: A Incrível História de Henry Sugar (Brenno, Quiste e Ricardo)

 

Melhor Curta em Animação
  • Letter To a Pig
  • Ninety-Five Senses
  • Our Uniform
  • Pachyderme
  • War is Over! Inspired By The Music of John & Yoko

Minhas impressões: nessa eu vou ter que ser mais pragmático e não apostar com o coração. War is Over! Inspired By The Music of John & Yoko é o amplo favorito, e vai ser o meu palpite. Eu gostei dele, não vou negar, mas acho que tem três melhores do que ele dentro da categoria. Curiosamente, o único que eu acho que pode surpreender e levar a estatueta é Letter To a Pig, o que eu menos gostei dos cinco. Ninety-Five Senses é maravilhoso, e eu ficaria muito feliz se ganhasse o Oscar. Pachyderme é bom e forte, enquanto Our Uniform é socialmente relevante e possui uma animação maravilhosa.
Minhas preferências:
Ninety-Five Senses > Pachyderme Our Uniform War is Over! Inspired By The Music of John & Yoko Letter To a Pig
Meu palpite:
War is Over! Inspired By The Music of John & Yoko
Clube de Cinema: Ninety Five-Senses (Quiste) e War is Over! Inspired By The Music of John & Yoko (Brenno e Ricardo)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

É isso. Muito obrigado por ter lido até aqui, do fundo do meu coração. Chega ao fim mais uma temporada de Oscar, e volto a dizer que fiquei muito feliz por ter conseguido assistir a todos os 53 filmes antes da cerimônia. Tenho de reconhecer que o alto nível geral ajudou bastante. Eu considero que foram 4 filmes praticamente perfeitos, 14 excelentes, 11 ótimos, 11 muito bons, 8 legais e apenas 5 deles abaixo da média. O saldo é positivo, sem dúvidas. E ano que vem tem mais!

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou dos filmes indicados. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).