Animação, Séries

Animals.: 3ª Temporada (2018)

animals 3

• Bagunça total

O humor é algo muito curioso. Muitas vezes uma pessoa pode ser hilária em determinada situação, e terrivelmente sem graça em outra. Eu me considero uma pessoa engraçada, mas se me botar pra contar uma piada, a chance de eu não provocar um único sorriso é gigantesca. Com Animals., um cenário semelhante acontece. Os criadores da série se dão muito bem quando aplicam a comédia no contexto de animação. Quando se arriscam em transferir esse mesmo modelo pra pessoas de verdade, as coisas não funcionam tão bem. Infelizmente, a 3ª temporada é recheada desses momentos.

 

Sinopse

Depois do evento conhecido como “Green Day”, que exterminou a população humana de Nova York, os animais agora reinam sobre a cidade e criaram uma divisão por territórios. Nesse ambiente meio pós-apocalíptico, eles lidam com novos problemas e a existência de um misterioso orbe flutuante.

Protejam o pequeno Wallet a todo custo

Crítica

Eu tinha boas perspectivas quanto à última temporada de Animals. A ausência de seres humanos e os novos comportamentos dos animais poderiam dar pano pra manga e criar situações realmente engraçadas e únicas. Ironicamente, os criadores tiveram a brilhante ideia de colocar mais gente de verdade em tela, como haviam feito no episódio “Humans” da temporada anterior.

O problema disso tudo é que o humor de Animals é muito específico. Ele funciona no formato de animação, mas as piadas não se traduzem tão bem com atores interpretando. Na maior parte das cenas, eu fiquei entediado, incomodado ou até mesmo com vergonha alheia, porque era tudo muito… bobo. Eu raramente esbocei um sorriso e fiquei me perguntando qual segredo sombrio eles sabiam da Demi Moore pra convencer a atriz a participar daquela pataquada.

Contudo, se o problema estivesse apenas nas cenas com pessoas de verdade, não seria um problema tão grande assim. Isso porque, dos 25 minutos de cada episódio, pelo menos uns 20 ainda pertenciam ao formato de animação. O que tornou tudo ainda pior é que os criadores também perderam a mão nisso. O episódio dos pombos é confuso, o dos cavalos é chato, e há uma dose de exagero que caiu mais no campo do sem graça do que no campo do humor peculiar que tanto engrandecia a série.

Na reta final, a temporada dá uma melhorada. O último capítulo é decepcionante e corrido, se levarmos em conta que é o desfecho da série, mas há alguns momentos pontuais bem legais. A participação recorrente de atores famosos dublando os personagens também continua divertida, mas é uma pena que o conjunto não tenha favorecido tanto.

O período antes de A Substância foi difícil pra Demi Moore

Veredito

As duas primeiras temporadas de Animals. são complementares e compartilham de um nível muito parecido de qualidade. Em seu terceiro ano, a série tenta ousar demais e acaba errando constantemente no tom da comédia, com histórias menos interessantes e fragmentos que tornam a maratona mais difícil. Eu acho importante buscar coisas novas em uma produção audiovisual, mas existe um risco calculado que não apareceu aqui e acabou culminando em algo irregular e oscilante entre partes boas e ruins.

O amor é lindo

 

+ Melhor personagem: Recibo
A ideia de personagens humanos pode não ter funcionado tão bem, mas a personificação de objetos inanimados foi algo que achei um acerto na 3ª temporada de Animals. E, embora o Recibo não tenha sido o personagem mais engraçado, gostei muito de sua participação. Também curti bastante o Wallet.

E pensar que quem dubla ele é Anthony Mackie, o Falcão da Marvel

+ Melhor episódio: S03E07 (“The Trial”)
Este foi um dos únicos capítulos que realmente mantiveram a essência da série. Uma trama inteira focada na discussão sobre quem é melhor, Jim Carrey ou Adam Sandler, é a coisa mais Animals. possível.

Isso é que é um julgamento relevante pra sociedade

 

CURIOSIDADES

  • Demi Moore é uma das principais artistas convidadas da temporada. Os criadores pediram para que ela “gritasse bastante” em sua interpretação e definiram a atriz como “hilária”.
  • Desde o início da série, Animals. ficou marcada por conter vários diálogos improvisados. De acordo com os criadores, a 3ª temporada teve mais partes roteirizadas em relação às anteriores.
  • A audiência da 3ª temporada caiu consideravelmente. Nos EUA, o ápice foi no episódio 8, com 226 mil espectadores. Esse número foi mais baixo do que quase todos os episódios da 2ª temporada, por exemplo.
  • Os primeiros episódios de Animals. foram feitos de forma independente. A HBO encomendou duas temporadas, renovou para uma terceira, mas não quis estender mais do que isso e a série foi cancelada.

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Animals.
Duração: 10 episódios
País: EUA
Criadores: Phil Matarese, Mike Luciano
Diretores: Phil Matarese, Mike Luciano
Elenco principal: Phil Matarese, Mike Luciano, Demi Moore, Lucy Liu, Anthony Mackie, Bob Balaban, Tatiana Maslany, Jacob Tremblay

 

>> Crítica da 1ª Temporada de Animals.

>> Crítica da 2ª Temporada de Animals.

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco

Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco

Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

OBSERVAÇÕES SPOILENTAS: NÃO LEIA A NÃO SER QUE JÁ TENHA VISTO A TEMPORADA INTEIRA. O AVISO ESTÁ DADO

 

  • Queria começar dizendo que o resultado daquele julgamento foi vergonhoso. Como pode alguém achar que Adam Sandler é melhor que Jim Carrey??? O Jim Carrey vence em pratjicamente todas as categorias. É mais engraçado, tem mais talento artístico, é mais carismático e mais versátil. A única coisa que o Adam Sandler é melhor é na longevidade, talvez, e ainda assim é algo questionável, porque tem muito filme ruim pelo caminho.
  • Ok, preciso admitir que o comunicador universal foi uma ótima saída do roteiro pra fazer os animais se entenderem. Isso tinha o potencial de render boas histórias se houvesse mais temporadas.
  • Aqueles gatos brancos são sensacionais, sério. Muito bom que eles foram confinados em um hospício no meio de uma região utópica.
  • Eu sinceramente acho que a melhor saída possível pra uma série que nem Animals. teria sido o extermínio total dos humanos. Não havia necessidade da gente acompanhar dois caras bestas em um bunker tentando fazer graça e falhando miseravelmente.

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou da temporada. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).