Curtinhas do Leleco, Filmes, Mistério

CurtinhasdoLeleco #222 – Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out (2025)

vivo ou morto um mistério knives out

• O crime impossível

Em uma igreja pacata de Nova York, um padre é acusado de assassinato. O detetive Benoit Blanc entra em cena e se vê diante de um homicídio teoricamente impossível, com alguns fiéis como suspeitos.

Eu sou fã de carteirinha de Entre Facas e Segredos e também gosto de Glass Onion, os dois filmes anteriores da franquia dirigida por Rian Johnson. Vivo ou Morto não chega nem perto de ser tão bom quanto o primeiro, mas acho que pode ser considerado superior ao segundo ou pelo menos do mesmo nível.

Vivo ou Morto tem uma particularidade curiosa. O verdadeiro protagonista não é Benoit Blanc, mas sim o padre Jud. Demora mais de meia hora pro ator Daniel Craig de fato entrar na história e, assim que ele entra, o filme ganha uma injeção de carisma que fornece um novo tom. Mas, apesar disso, é o longa menos “dependente” de seu detetive, que, apesar de estar ótimo como sempre, divide o próprio brilho com o personagem de Josh O’Connor.

Na comparação com os antecessores, Vivo ou Morto é o mais sóbrio e reflexivo dos três. Ele reserva algumas partes bem-humoradas, mas em geral é menos sarcástico do que o primeiro e menos divertido do que o segundo. Por outro lado, possui bons diálogos a respeito de religiosidade, e o mistério a ser solucionado é bem conduzido. Talvez não tanto quanto o do primeiro filme, mas é mais equilibrado do que no segundo.

Os personagens são bons, só que mais apagados do que os anteriores. Josh Brolin e Glenn Close se destacam, Kerry Washington um pouco, mas os demais estão tímidos e não acrescentam tanta coisa assim à trama. No conjunto do elenco, é um filme menos inspirado, mas compensa essa perda com a dinâmica entre os dois protagonistas – um homem de fé que luta contra seus demônios e um detetive cético que se vê diante de um grande enigma.

Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out é uma adição muito boa a uma franquia que não teve nenhum filme ruim até o momento. A narrativa é mais séria e contida, algo que diverge dos outros, mas a identidade continua ali, no brilhantismo de Benoit Blanc.

Thanos em sua forma humana

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Wake Up Dead Man: A Knives Out Mystery
Duração: 2h24
País: EUA
Direção: Rian Johnson
Elenco principal: Daniel Craig, Josh O’Connor, Glenn Close, Josh Brolin, Jeremy Renner, Kerry Washington, Andrew Scott, Cailee Spaeny, Mila Kunis

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).