Crime, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #26 – Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022)

glass onion

• Na frente dos nossos olhos

O título do filme é horrível, eu concordo. Culpem a Netflix, que exigiu que Knives Out fosse inserido. Se dependesse do diretor Rian Johnson, seria somente Glass Onion. No Brasil, o nome fica ainda pior, porque Knives Out não significa nada pro público, já que o filme antecessor foi traduzido como Entre Facas e Segredos. Mas ok, né, quem sou eu pra questionar? Vamos à crítica.

O detetive Benoit Blanc está de volta para desvendar um novo caso. Desta vez, a situação é ainda mais inusitada. O milionário Miles Bron convida vários amigos para passar alguns dias em uma ilha privativa. A intenção do evento é solucionar o assassinato do próprio Miles Bron. O que parecia uma brincadeira ganha contornos preocupantes quando a ficção abre margem para a realidade.

Com um elenco recheado de estrelas como Daniel Craig e Edward Norton, naturalmente não falta carisma aos personagens do filme. Porém, o maior charme está na direção de Rian Johnson. A personalidade do cineasta transborda em Glass Onion, com um senso de humor afiado e diálogos que fornecem peso para a história.

Trata-se de um filme divertido e engraçado, que sabe falar sério em meio a conduções mirabolantes. Nesse ponto em específico, possivelmente até supera Entre Facas e Segredos. A impressão que fica é de que Rian Johnson se permitiu ser mais inventivo na composição do cenário, abrindo mão de um maior senso de mistério.

É justamente aí que nasce uma característica que pode ser um problema. Afinal de contas, a proposta de Glass Onion é outra. A resposta do mistério está ali para todos verem, e é um tanto quanto óbvia. Não é isso que importa para o roteiro, mas sim quais camadas desembocam na solução narrativa.

Glass Onion vale a pena como um divertimento, que vai te deixar fisgado por meio do carisma do texto e dos personagens. Pessoalmente, eu gostei bem mais de Entre Facas e Segredos, por misturar melhor um pulsante enigma com personagens multidimensionais. A sequência aproveita menos esses atributos, mas é uma boa sugestão pra quem deseja acompanhar uma história descompromissada e perspicaz. Nota final: 4,0/5.

Um barraco qualquer no Big Brother Brasil

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco

Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco

Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).