Marvel, Marvel (MCU)

Eu Sou Groot/Guardiões da Galáxia: Especial de Festas (2022)

groot especial

• Pra deixar o clima mais leve

Sim, eu sei o que você tá pensando: não faz sentido algum esse moleque postar crítica de um Especial de Natal em pleno mês de março. Mas e se eu disser que só fui assistir a Guardiões da Galáxia: Especial de Festas três meses depois de ele ser lançado? Pois foi exatamente o que aconteceu. Como Eu Sou Groot tinha saído antes e ficaria meio nada a ver eu fazer a resenha de uma minissérie de apenas cinco curtas, eu tive a brilhante ideia de unir o útil ao agradável. Como as duas obras fazem parte do mesmo núcleo dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, por que não falar sobre ambas em uma só postagem? E não precisa ficar com preguiça, porque hoje o texto vai ser mais curto, fugindo do padrão do site. Vamos lá!

 

Eu Sou Groot – Ah, como ele é fofinho!

Grut e os Minions

A Disney pode ser muitas coisas, mas definitivamente não é besta. Já percebeu que a empresa sempre coloca bichos fofinhos em seus filmes pra conquistar os fãs pela capacidade de nos fazer soltar um “awnnn”? Foi assim com Baby Yoda em The Mandalorian, por exemplo. Em Guardiões da Galáxia Vol. 2, após o sacrifício de Groot no filme anterior, ele retornou como uma plantinha e se transformou no Baby Groot. E por que não aproveitá-lo em uma minissérie de cinco curtas com menos de dez minutos cada?

Se você pegar uma mísera hora do seu dia pra assistir, consegue terminar Eu Sou Groot inteira. Além dos episódios terem uma duração pequena, é muito fácil de assistir. O primeiro capítulo mostra a rivalidade entre Baby Groot e uma árvore. O segundo coloca-o interagindo com um bando de alienígenas minúsculos. Já no terceiro, ele briga com um clone de si mesmo. No quarto, a história gira em torno de Baby Groot tomando banho, encerrando a temporada com o personagem fazendo um desenho especial.

A minissérie é bem divertidinha, perfeita pra passar o tempo sem ter de pensar muito. O segundo e o quarto episódios são os melhores, e o quinto também é bem legal. Os outros dois ficam um pouco abaixo, mas ainda assim dá pra degustar. Em resumo, Eu Sou Groot não acrescenta quase nada ao UCM como um todo, mas é um entretenimento fácil e rápido pra deixar o clima mais leve. Melhor personagem: Groot.

Guardiões da Galáxia: Especial de Festas – Natal com ovos e Bacon

Rinha de música ao vivo

Correndo o risco de parecer meio hater (o que definitivamente não sou), Guardiões da Galáxia: Especial de Festas é o título mais divertido dos últimos tempos no universo de filmes da Marvel. Provavelmente a última vez em que me diverti genuinamente com o MCU, excluindo Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa porque aquele era um filme-evento, foi quando saiu Shang-Chi: A Lenda dos Dez Anéis, lá em 2021.

Guardiões da Galáxia: Especial de Festas tem uma premissa simples em meio a mais ou menos 40 minutos de duração: Drax e Mantis decidem ir atrás de um presente singular para Peter Quill, que anda deprimido e desiludido com o Natal. Sim, esta é a premissa. Não tem nada de salvar o mundo, combater alienígenas fedorentos ou viajar intergalacticamente com algum objetivo heroico em mente. A missão da vez é fazer o Senhor das Estrelas sorrir.

Acho que James Gunn acertou em cheio ao colocar Mantis e Drax como os protagonistas deste especial de festas. Ambos são personagens importantes no grupo dos Guardiões, mas acabam ficando ofuscados por Peter, Gamora e a dupla Rocky e Groot. Aqui, eles esbanjam carisma e o humor não fica deslocado, algo cada vez mais incomum na Marvel e que, se formos ser honestos, sempre foi um problema recorrente. Eu de fato ri das piadas em tela e fiquei totalmente fisgado pela aventura, por mais besta que ela parecesse.

Isso estava faltando no MCU. Com o passar dos anos, acredito que a franquia foi ficando sóbria até demais, mesmo diante daquele clima leve da empresa. E, recentemente, quando tentou não se levar muito a sério, saiu o desastre de Thor: Amor e Trovão. O contrário acontece com Guardiões da Galáxia: Especial de Festas, capaz de nos divertir pois o diretor conhece muito bem os personagens e sabe quais botões apertar pra fazer a fórmula dar certo. Melhor personagem: Mantis (menção honrosa ao Drax).

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou da temporada. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).