• Um deleite colombiano
Encanto é uma animação que conta a história da família Madrigal, que vive em um refúgio fantástico na Colômbia, onde a casa tem vida própria e todos os membros possuem dons especiais. Bem, quase todos. Mirabel, ao contrário de suas irmãs, não adquire poderes e vai fazer de tudo pra se provar quando percebe que aquela realidade pode estar ameaçada.
Antes de mais nada, que filme BONITO. Sério, eu pausei em vários momentos aleatórios e praticamente todos eles serviriam tranquilamente como papéis de parede. A animação é linda, desde a textura dos cabelos dos personagens até a atmosfera colorida do cenário. Assim como em diversas animações da Disney, Encanto tem um formato musical bem característico. E, não se enganem, a trilha sonora é incrível. A maioria das canções fica na cabeça e costura a trama de um jeito perfeito. As partes visuais e sonoras de Encanto são impecáveis.
Os personagens também são marcantes. Mirabel é uma protagonista com uma inspiração única em meio a tanta gente “especial”. A Abuela ocupa um espaço de antagonismo, só que não da maneira tradicional. Ela é uma vilã com motivações fortes, pois a própria história do filme, ainda que esbanje alegria, flerta constantemente com a tragédia. Os demais membros da família, como Luisa e Isa, também têm particularidades que dão profundidade à toda a obra.
Porém, nem tudo são flores. Ainda que eu tenha adorado o filme, ele tem uma resolução bastante rápida e, consequentemente, rasa. O enredo constrói seus conflitos em um bom ritmo. Porém, na hora de resolvê-los, o roteiro se apressa e provoca mudanças nada naturais em seus personagens. É como se tivesse ficado faltando pelo menos mais meia hora de filme. Por esse motivo, o terceiro ato acaba tendo menos brilho do que os dois primeiros, enfraquecendo a conclusão.
Mesmo assim, Encanto possui vários méritos. Vale a pena conferir no Disney+. Nota final: 4,5/5 Lelecos.
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco
Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco
Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?