Comédia dramática, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #41 – Shiva Baby (2020)

shiva baby

• Inconveniência funerária

Eu adoro filmes que possuem locações reduzidas e se concentram primariamente nos diálogos e nas relações interpessoais entre os personagens. Shiva Baby é um desses casos, e é dele que eu vou falar hoje.

Danielle é uma jovem judia com a vida um tanto quanto conturbada. Em meio a um funeral, ela precisa lidar com as presenças da ex-namorada, do amante casado e com filhos, da família enxerida e inconveniente e das próprias pressões pessoais, tudo ao mesmo tempo.

Shiva Baby é um daqueles filmes que dão agonia – no bom sentido. O fato do enredo praticamente inteiro se passar dentro de uma única casa contribui para a sensação claustrofóbica da narrativa e aumenta o sentimento de urgência e aflição. O filme é bastante curto, com apenas 1h18min de duração, a metragem perfeita pra que a experiência não fosse comprometida e ficasse intensa na medida certa.

A chave para Shiva Baby funcionar está, sem dúvida alguma, nos personagens. A gente precisava se importar com eles, e isso acontece de forma natural. Cada um tem suas particularidades. No meu caso, senti várias coisas diferentes, desde simpatia até repulsa. Pra melhorar, a atriz Rachel Sennott brilha no papel principal e carrega o protagonismo com muita competência.

Além de tudo, o roteiro é afiado de tal maneira que explora muito bem a comicidade, por meio de um humor seco e sarcástico. Não é uma comédia no sentido mais tradicional, de te fazer dar gargalhadas, mas é sim uma comédia por causa das situações inusitadas que propõe e da maneira como a trama se desenrola.

Shiva Baby é uma pedida certeira para aquele sábado à noite que você não quer sair de casa e busca assistir algo que saia um pouco do habitual. É um filme que prende a atenção, faz você se importar com o que está acontecendo e dificilmente vai te cansar, mesmo contendo tantos momentos de tensão emocional. Nota final: 4,0/5.

Mó fome

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).