Comédia dramática, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #98 – O Diabo Veste Prada (2006)

o diabo veste prada

• Ditadura da moda

Sabe aquele tipo de filme que até uma pessoa que nem gosta tanto de cinema já viu? O Diabo Veste Prada é um desses. Pode não ser exatamente um clássico absoluto da crítica, mas sem dúvida marcou uma geração. E é dele que vamos falar hoje.

Andy é uma jornalista que se candidata a um emprego em uma importante revista de moda. Inicialmente, ela enxerga o trabalho como uma espécie de trampolim profissional. Porém, manter-se no cargo vai exigir mais de si do que ela imaginava, sendo que a chefe do lugar, Miranda, é exigente ao extremo.

Anne Hathaway, Meryl Streep, Emily Blunt, Stanley Tucci. Gente talentosa não falta no elenco de O Diabo Veste Prada. Cada personagem tem um propósito bem específico, mas o brilho do filme reside principalmente na interpretação de Meryl Streep. Miranda é uma mulher odiável e desprezível. Porém, é impossível tirar os olhos dela.

Eu não tenho a mínima ideia de como funciona o submundo da moda. No filme, ele é retratado como uma indústria tóxica e que leva os funcionários ao limite… e por quê? Só porque uma determinada pessoa chegou em um nível aparentemente inalcançável de excelência, tendo a certeza de que é superior por causa disso e tratando os demais igual lixo.

O roteiro trabalha com qualidade os questionamentos internos da protagonista Andy. Logo de cara, a gente vê que ela não tem nada a ver com aquele universo. Contudo, a vivência na Runway muda a essência da personagem, sem que isso pareça forçado. O filme poderia ter caído em muitas armadilhas narrativas convencionais, mas dribla esses problemas e foge um pouco do que a gente espera.

Apesar de tudo, O Diabo Veste Prada não aperta seus personagens ao ponto de transformá-los em caricaturas rasas de vilãs e heroínas. Todos possuem mais de uma camada e o filme não faz juízo de valor sobre ninguém, embora deixe claro que Miranda é a antagonista. O resto? Fica pra interpretação de cada um.

O Diabo Veste Prada fala sobre pressão profissional e abuso psicológico, mas de um jeito leve e divertido. É um filme que pode não ser espetacular, mas tem um grande potencial de te prender na tela.

Uma relação saudável

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).