Crime, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #99 – Um Pequeno Favor (2018)

um pequeno favor

• Pecando pelo excesso

Quem não gosta de um bom suspense? Eu, particularmente, adoro. O filme de hoje é estrelado por Anna Kendrick e Blake Lively, em uma trama que possui semelhanças com Garota Exemplar. Mas até onde essas semelhanças vão?

Stephanie é uma mãe dedicada e bondosa, que comumente é chamada de “santa” por ter características quase puritanas. A sua visão de mundo se altera quando conhece Emily, uma mulher que é o seu completo oposto. Quando a nova amiga desaparece, a situação fica ainda mais complicada.

Um Pequeno Favor demora um pouco pra engrenar. De início, o filme demonstra nuances de uma comédia romântica, mas não parece ter a plena intenção de seguir por esse lado. Com o passar do tempo, ele vai pulando de gênero em gênero até que fica difícil de identificar qual é o principal deles.

Eventualmente, o roteiro se estabiliza e eu fiquei com a sensação de que enfim a proposta do enredo estava tomando forma de verdade. O filme então começa a melhorar, principalmente quando surge em tela uma certa rivalidade entre personagens. Contudo, o excesso de reviravoltas prejudica muito a experiência.

Todo mundo gosta daquele plot twist bem pensado, e novamente eu trago Garota Exemplar pra discussão. Na obra de David Fincher, o filme segue uma toada específica até a metade, quando finalmente expõe todas as suas cartas e desenvolve a história a partir dali. Um Pequeno Favor faz algo parecido. Porém, depois de inserir a primeira reviravolta, ele continua apostando em mais mudanças de rumo.

Infelizmente, essa indecisão acerca de qual caminho tomar desorienta mais do que instiga. Na reta final, a trama se transforma em uma farofada tão grande que parte do meu cérebro não conseguiu mais processar o que estava acontecendo. Isso até poderia ter dado certo se o roteiro tivesse se inclinado mais para a comédia, mas ele nunca abraça totalmente essa ideia.

Um Pequeno Favor tem pontos interessantes e um clima caótico favorável ao entretenimento. Até certo ponto, ele consegue entregar a diversão que promete, mas acaba pecando nos próprios excessos e na identidade que tenta desenvolver.

Uma boa e velha fofoca™

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).