Clube de Cinema, Drama

ClubedeCinema #06 – Gol!: O Sonho Impossível (2005)

gol! o sonho impossível

• Do México para o mundo

Pra retomar esse quadro com meus amigos Ricardo, Brenno e Quiste, fizemos a nossa primeira sessão de 2024 e eu resolvi escolher um filme que sempre quis assistir. Como nós quatro gostamos de futebol, a decisão não causou muita rejeição.

Santiago Muñez é um jovem mexicano que vive em Los Angeles e cujo principal passatempo é jogar bola com os parceiros. Quando ele desperta a atenção de um olheiro, que lhe fornece uma chance no Newcastle, um grande clube da Inglaterra, Santiago precisa superar todas as adversidades a fim de chegar ao topo.

Gol!: O Sonho Impossível é nostálgico pra quem era adolescente no começo dos anos 2000. Não é o meu caso, mas sei disso porque tô muito presente na bolha esportiva, e qualquer fã de futebol nascido nos anos 90 pelo menos conhece o filme. Como eu assisti agora pela primeira vez, dá pra analisar mais friamente sem me deixar levar pelos sentimentos do passado.

A trama de Gol! é básica, ainda mais quando falamos de obras esportivas. Um garoto desacreditado que sai da pobreza, é tratado com desdém por profissionais gabaritados e aos poucos prova que todos estavam errados? Acho que dá pra citar uns 200 filmes parecidos. Mas, como este aqui é de duas décadas atrás, não vou ficar batendo nessa tecla.

Mesmo com um enredo simples, Gol! não deixa de ser charmoso. Por incrível que pareça, ele tem um senso de humor que não envelheceu mal. Eu mesmo dei risada em várias cenas e diálogos. Quando o filme concentra suas atenções na jornada de Santiago rumo ao estrelato, através dos percalços, ele vai bem. O problema é que acrescenta mais arcos dramáticos do que consegue lidar.

Além disso, a montagem dos lances dentro de campo é estranha, e claramente ninguém do elenco chutou uma bola de futebol na vida (ou talvez seja só pelo fato de serem ingleses mesmo). Pra alguém que não acompanha o esporte, isso pode passar despercebido, mas eu achei difícil relevar certas partes.

Gol!: O Sonho Impossível peca pelo excesso de subtramas que só servem pra inchar o filme, mas vale a assistida devido ao seu carisma e a uma fórmula batida, mas eficaz.

Todo mundo conhece aquele jogador baladeiro que no fundo joga muito

 

NOTAS

Leleco: 3,0/5
Brenno: 2,5/5
Pedro: 4,0/5
Ricardo: 3,0/5

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).