Clube de Cinema, Crime

ClubedeCinema #01 – Os Bons Companheiros (1990)

os bons companheiros

• Sonho de um gângster

O que é isso, Leleco, mais uma tag que você tá inventando pro blog? Cê não cansa não? Bom, pelo jeito não. A mais nova categoria neste maravilhoso site surgiu por causa de um recém-formado clube de cinema com dois parceiros meus, Pedro Quiste e Ricardo Gomes. De tempos em tempos, a gente escolhe um tema, marca de assistir a um filme e debate sobre ele na mesma noite.

No primeiro capítulo dessa viagem, o Quiste escolheu filmes de máfia e selecionou Os Bons Companheiros, um dos mais clássicos filmes do gênero. Não conhece ou quer saber o que eu achei? Então é só continuar lendo!

Henry Hill tem um sonho desde criança. Não, não é ser jogador de futebol ou algo do tipo. O sonho dele é ser gângster, e desde menino vem trabalhando duro pra isso. A história gira em torno de sua caminhada rumo ao topo do crime, assim como o trajeto sangrento e a derrocada posterior.

Direção de Martin Scorsese, elenco capitaneado por Ray Liotta, Robert De Niro e Joe Pesci. Tem como haver um cartão de visitas melhor? Como era de se esperar, o filme é um show do ponto de vista narrativo, e as atuações são sensacionais. Todo mundo está muito bem, e a interpretação de Joe Pesci é uma das melhores que eu já vi. Com ele, o filme é nota 10. Sem ele, o filme cai alguns décimos.

A trama é contada de forma competente no sentido de captar a nossa atenção constantemente. A narração do protagonista nos prende no filme, e é difícil desviar o foco. Eu tinha plena consciência de que era um dos melhores filmes de máfia que já tinha visto antes mesmo de ele terminar.

Porém, infelizmente eu não gosto muito do terceiro ato. O ritmo caracterizado pela precisão subitamente se perde e o filme se arrasta nos minutos finais. Ainda assim, Os Bons Companheiros é um verdadeiro espetáculo e foi a maneira perfeita de iniciar um clube de fãs de cinema. Fica a recomendação!

Uma das cenas mais icônicas da história do cinema

 

NOTAS

Leleco: 4,5/5
Pedro: 3,5/5
Ricardo: 4,5/5

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).