Ação, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #110 – Assassino por Acaso (2023)

assassino por acaso

• Experiência de campo

Uma das sensações mais legais de um cinéfilo é ir ao cinema sem planejar direito qual filme assistir, escolher um sem ter muita noção do que se trata e sair da sala satisfeito com o que viu. A única coisa que eu sabia sobre Assassino por Acaso antes de assistir era que tinha os atores Glen Powell e Adria Arjona, com direção de Richard Linklater. Em todos os sentidos, foi uma agradável surpresa.

Gary é um professor universitário que, nas horas vagas, trabalha pra polícia e finge ser um assassino de aluguel pra prender pessoas que têm a intenção de contratar alguém pra cometer um homicídio. Tudo vai relativamente bem até o momento em que ele se envolve com uma mulher que foi atrás de seus serviços.

Baseado em uma história real, Assassino por Acaso é um tipo de filme que anda em falta no mercado, capaz de misturar os gêneros de ação, comédia e policial. Ele não investe demais em nenhum dos três estilos, criando uma maçaroca própria e com uma dose significativa de cada abordagem. Em outras palavras, é empolgante sem pesar a mão, engraçado sem forçar muito e envolvente sem deixar as coisas complexas.

O elenco dá a impressão de que tá se divertindo o tempo todo, até nas cenas mais sérias. A direção de Linklater sem dúvidas é um fator determinante pra isso dar certo, e Glen Powell comanda o protagonismo com pouco esforço aparente, esbanjando carisma e criando uma boa química com Adria Arjona.

Em alguns momentos, o filme tenta ser mais do que realmente é, o que acaba se transformando em um fator negativo. Ansiando por entregar uma trama mais “cinematográfica” do que os acontecimentos reais, o roteiro exagera ligeiramente, principalmente no terço final, e peca um pouco no ritmo mais ou menos na metade da duração.

Assassino por Acaso é irônico e atrativo – uma pedida certa pra quem busca um filme afiado, com pitadas pontuais de romance e suspense, destrinchando personagens que nos dão vontade de acompanhar pra onde estão indo. Ainda há espaço pra toques de filosofia e psicologia, com um enredo que, embora tenha irregularidades, é original e estimulante.

Tática digna de Clark Kent

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).