• Eterna apreensão
Quando a Netflix lança um conteúdo novo, fica aparecendo toda hora que você abre a plataforma. Virou uma piadinha recorrente aqui em casa olhar pra capa de Algo Horrível Vai Acontecer e dizer “olha a Juquinha aí”. Isso porque eu e minha noiva pensávamos que a atriz Camila Morrone na verdade era Alanis Guillen, da novela Três Graças, onde ela interpreta Lorena, que faz casal com outra personagem chamada Juquinha. Quando finalmente vimos a prévia, descobrimos que era uma minissérie gringa, com uma premissa interessante, e que nada tinha a ver com a brasileira. De qualquer forma, valeu a pena dar o play.
Sinopse
Rachel e Nicky estão prestes a se casar. Eles querem uma cerimônia pequena, então viajam pra chácara dos pais de Nicky, que ainda não conhecem Rachel, pra um evento mais intimista, só com a família. No entanto, coisas estranhas começam a marcar a estadia e Rachel fica com uma sensação cada vez maior de que algo horrível vai acontecer.

Crítica
Algo Horrível Vai Acontecer tem um estilo bem “camp”. Que diabos é isso, Sr. Pitacos do Leleco? É uma expressão em inglês usada pra caracterizar algo propositalmente teatral, exagerado e/ou tosco, com o intuito de gerar o efeito contrário e virar uma coisa meio vanguardista, original e cheia de personalidade própria. O diretor Sam Raimi é mestre em fazer isso, e muita gente hoje em dia considera até Crepúsculo meio camp, mesmo se a intenção original não tiver sido essa. Em Algo Horrível Vai Acontecer, a série o tempo todo coloca esse modelo em prática nos diálogos, atuações, construções de personagem, fotografia e na inserção da abertura ao início dos episódios.
A princípio, a série não dá pinta de que vai enveredar por esse lado mais “terror cômico”. Inicialmente, ela é construída como uma minissérie padrão de terror, suspense e mistério, flertando com o sobrenatural e apostando no estranhamento dos eventos que se sucedem um depois do outro. Mas a verdade é que a história quer ser diferente, então passa a brincar o tempo todo com a nossa capacidade de formar teorias. É uma trama que não deseja mergulhar de cabeça no sobrenatural, tampouco se compromete a ser algo pé no chão.
Por causa dessas subversões, eu entendo quem não gostou de Algo Horrível Vai Acontecer. Ela é, de fato, uma série meio esquisita. Mas, pelo menos pra mim, é um esquisito bom, que me deixou curioso pra descobrir o que diabos estava acontecendo com aquela família. E quem não gosta de um bom mistério, né? Ainda mais quando a trama não deixa totalmente clara a sua abordagem, se é fictícia ou realista.
O final não é exatamente imprevisível, mas tem vários elementos que surpreendem. Acredito que a série deixou muitas pontas soltas, o que pode ser meio frustrante se você espera que todos as respostas sejam fornecidas. Na tentativa de nos deixar perdidos e não mostrar as cartas antes da hora, o roteiro introduz tantas coisas que acaba se esquecendo de voltar a elas depois. Não acho que toda história precisa ser fechadinha, mas em alguns momentos fiquei com a sensação de que ficou faltando algo.

Veredito
Algo Horrível Vai Acontecer me pegou de surpresa. Achei que seria apenas uma série convencional de terror da Netflix, mas fiquei feliz com as constantes voltas que a história dá. A ambientação faz a gente se sentir preso com a protagonista, e os personagens são tão instáveis que fica difícil adivinhar os próximos passos deles. O estilo arrojado da narrativa me agradou, mas faltou um pouquinho de controle pra aumentar o nível de satisfação final. Mesmo assim, é uma minissérie que eu provavelmente vou recomendar daqui pra frente.

+ Melhor personagem: Rachel Harkin
Eu gostei da Nell e do Jude com o passar dos episódios, mas a protagonista é a âncora emocional da história e faz jus ao título.

+ Melhor episódio: E04 (“The Witness”)
É aqui que a história começa a definir o seu caminho, ainda que mantenha o ar de mistério.

FICHA TÉCNICA
Nome original: Something Very Bad Is Going To Happen
Duração: 8 episódios
Produção: EUA
Showrunner: Haley Z. Boston
Direção: Weronika Tofilska, Axelle Carolyn, Lisa Brühlmann
Elenco principal: Camila Morrone, Adam DiMarco, Jennifer Jason Leigh, Gus Birney, Karla Crome, Jeff Wilbusch, Ted Levine, Sawyer Fraser, Zlatko Burić, Josh Hamilton
—- OBSERVAÇÕES SPOILENTAS: NÃO LEIA A NÃO SER QUE JÁ TENHA VISTO A TEMPORADA INTEIRA. CASO NÃO TENHA VISTO, PULE ESTA SEÇÃO —-
- Que família esquisita, meu Deus. Os únicos que pareciam que teriam uma redenção foram Nell e Jude, mas ainda assim eles foram bem escrotos com a Rachel ao abandoná-la e nem tentar ajudar. Todo mundo estranho ali, credo, e achei bem irônico a Portia e a mãe morrendo, assim como a maior parte dos convidados do casamento.
- Eu fiquei bastante confuso com só a Rachel morrendo no fim, deixando o Nicky vivo. Isso significa que ela era o amor da vida dele, mas não o contrário? É a única explicação possível.
- Fiquei um pouco decepcionado que a Rachel fez aquilo tudo, inclusive mandar cortar um dedo do pé, pra nem tomar a poção no final das contas. Se bem que pelo menos ela não ficou submissa pra sempre ao frouxo do Nicky.
- O que aconteceu com aquele bebê no carro? Por que a série sequer mostrou os pais da criança quando o Nicky mencionou que eles estavam no casamento? Qual foi o significado daquilo? Perguntas e mais perguntas…
———- FIM DAS OBSERVAÇÕES SPOILENTAS ———-
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco
Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco
Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou da temporada. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?