Curtinhas do Leleco, Filmes, Romance

CurtinhasdoLeleco #190 – Diário de uma Paixão (2004)

diário de uma paixão

• Amor geracional

Em uma casa de repouso, um homem conta uma história de amor para uma mulher que batalha contra a demência. Na história de amor, duas pessoas em condições socioeconômicas bem diferentes se atraem uma pela outra.

2004 foi uma época interessante pra atriz Rachel McAdams. No mesmo ano, ela interpretou a odiável (e icônica) Regina George em Meninas Malvadas, e a doce Allie Hamilton em Diário de uma Paixão. Enquanto isso, seu par romântico nesse segundo filme, Ryan Gosling, viveu um dos primeiros grandes papéis da carreira, na pele do romântico Noah.

A química entre ambos é a principal razão pela qual Diário de uma Paixão funciona, mas não é a única. A história é pontuada por pequenas tragédias e grandes obstáculos, o que torna cada vitória especial. Amores impossíveis não são algo novo na arte – Shakespeare já fazia isso lá no século XVI e a literatura grega é recheada desse tema, só pra citar alguns exemplos antigos. No entanto, não basta apenas apostar nesse assunto, ele precisa ser bem feito. E este filme faz tudo certinho, sem abusar do melodrama (ok, talvez só um pouco).

Algo que eu gosto também em Diário de uma Paixão é que ele não vilaniza os outros interesses românticos de Allie e Noah, como Lon (James Marsden) e Martha (Jamie Ann Allman). Embora sejam filmes de tons totalmente diferentes, é uma característica que eu senti no excelente Vidas Passadas. De qualquer forma, é uma história de amor que a gente torce pra que dê certo no final, mas vislumbramos a possibilidade de dar errado. Isso torna o andamento das coisas bastante imprevisível.

O terceiro ato é pra deixar qualquer pessoa minimamente sensível com os olhos marejados, no cenário mais brando, ou em estado de pura desolação. Na sessão especial que eu vi no cinema, por causa do Dia dos Namorados, tinha uma garota do meu lado soluçando e chorando alto, só pra vocês terem uma ideia do que eu tô falando.

Diário de uma Paixão é um filme que se tornou relevante, pra não dizer clássico, no gênero de romance. Ele tem carisma, química, uma boa trama e momentos que atingem em cheio o coração.

Tão fofinhos

 

CURIOSIDADES

  • Segundo o diretor Nick Cassavetes, Ryan Gosling e Rachel McAdams não se davam bem no set, e Ryan chegou a pedir para que ela fosse substituída. Curiosamente, eles depois namoraram entre 2005 e 2007.
  • O diretor queria algum ator desconhecido e “não tão bonito” para interpretar Noah; Ryan Gosling foi a sua primeira escolha. No caso de Rachel McAdams, ela superou outras nove atrizes até conseguir o papel.
  • A dupla principal ficou um tempo na cidade de Charleston em preparação pro filme. Ryan Gosling passou dois meses remando e construindo móveis, e Rachel McAdams fez ballet e aulas de etiqueta.
  • O diretor Nick Cassavetes é filho de Gena Rowlands, que vive uma mulher com demência no filme. Em 2024, antes de sua morte, a atriz havia sido diagnosticada com Alzheimer em estágio avançado.

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: The Notebook
Duração: 2h03
País: EUA
Diretor: Nick Cassavetes
Elenco principal: Ryan Gosling, Rachel McAdams, James Garner, Gena Rowlands, James Marsden, Joan Allen, Sam Shepard

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).