Marvel (MCU)

Recapitulação do Homem-Aranha de Tobey Maguire e Andrew Garfield

Tobey Maguire e Andrew Garfield Homem-Aranha

Em 2019, eu fiz uma postagem chamada Linha do Tempo Antes de Vingadores: Ultimato. A minha intenção na época foi fazer uma recapitulação dos principais eventos do Universo Cinematográfico da Marvel pra deixar todo mundo a par dos acontecimentos. Vou fazer algo parecido agora. Abaixo, escreverei um resumo de tudo o que você precisa saber sobre os filmes do Homem-Aranha de Tobey Maguire e Andrew Garfield, na preparação para Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Se você queria ter visto tudo de novo (ou assistido pela primeira vez) antes do lançamento do tão esperado terceiro capítulo do Aranha de Tom Holland, mas acabou não conseguindo ou ficando com preguiça, esta publicação vai te contemplar perfeitamente. Obviamente, muitos spoilers estarão aqui abaixo, então esteja avisado.

 

Homem-Aranha (2002)

Só faltou a bandeira da AMÉRICA ali atrás
  • Peter Parker é um garoto nerdola que frequenta um Ensino Médio que curiosamente possui somente alunos perto dos 30 anos de idade. Pra deixar bem claro o quanto ele é nerd, Peter sofre bullying e usa óculos, um dos arquétipos favoritos de Hollywood.
  • O nosso protagonista é amigo de Harry Osborn, filho de Norman Osborn, que por sua vez é dono de uma empresa bem influente de tecnologia. Porém, os olhos de Peter estão sempre voltados para Mary Jane Watson. De tanto ficar olhando pra ela, o jovem é picado por uma aranha radioativa e é praticamente injetado com anabolizantes.
  • Agora sem óculos e com corpo musculoso, Peter pode se defender sozinho. Sua confiança aumenta, e ele passa a tentar impressionar Mary Jane. Buscando ter dinheiro pra comprar um carro, Peter tem a brilhante ideia de lutar em um ringue e faturar uma grana boa. Na hora de receber, o seu patrão dá um perdido e não paga praticamente nada. Como o carma funciona muito bem, o patrão é roubado e o Peter percebe que não é problema dele impedir o ladrão, deixando-o escapar. O problema é que o mesmo ladrão mata o seu tio Ben, na tentativa de roubar o carro dele.
  • Enfurecido, Peter vai em busca de vingança e acaba sendo responsável indiretamente pela morte do ladrão. A partir dali, ele passa a dedicar a sua vida a ser o Homem-Aranha, punindo criminosos e ganhando notoriedade com isso. Em seu cotidiano, ele passa a tirar fotos do Teioso pro Clarim Diário, um jornal cujo editor é o carrancudo J. Jonah Jameson.
  • Se por um lado Peter exercita seu heroísmo, por outro Norman Osborn é afetado por um soro e se torna o Duende Verde. Cumprindo a premissa de que todo herói precisa ter um vilão, os embates entre Peter e Norman começam a aparecer.
  • Avançando na história, o Homem-Aranha e o Duende Verde entram em conflito repetidas vezes, até que no final Peter Parker é obrigado a salvar um bando de crianças ou a Mary Jane. Ele salva todo mundo, é claro, e depois enfrenta o Duende Verde em uma última batalha. Na luta, Norman Osborn é atingido pelo próprio planador e morre. Peter leva o corpo dele até a mansão, e Harry o pega no ato com o uniforme do Homem-Aranha. Daquele dia em diante, ele jura vingança contra o herói, sem saber que se trata de seu amigo Peter.
  • Peter Parker decide não ficar com Mary Jane pra poder protegê-la. Como se isso fosse dar certo, né?

Homem-Aranha 2 (2004)

Conhece a teia? Que te dá uma peia?
  • O Cabeça de Teia é o queridinho de Nova York, com exceção de J. Jonah Jameson. Agora na faculdade, Peter Parker não está conseguindo conciliar a sua vida pessoal e heroica. Isso faz com que seus poderes sejam afetados, pois não dá pro corpo sobreviver se a mente está destruída. Falei bonito agora, eu sei.
  • Depois de consultar um médico, Peter decide abandonar o traje do Homem-Aranha e se dedicar a ser o Peter Parker, para tentar assim ficar com Mary Jane e levar uma vida normal. O tiro sai pela culatra depois que surge a ameaça do Doutor Octopus. Em uma breve recapitulação, Otto Octavius desenvolveu braços mecânicos para o auxiliar em um projeto de reator de fusão, com a promessa de construir uma fonte de energia própria e inesgotável. Porém, o projeto só traz destruição, e o Aranha é o único que pode impedi-lo.
  • Completamente obcecado por se vingar do Homem-Aranha, Harry Osborn pede que Doutor Octopus rapte o herói com vida pra poder dar o troco. É o que o vilão faz, após capturar um esgotado mocinho que conseguiu parar um trem em movimento. Na hora de matar o Aranha, Harry tira sua máscara e descobre a verdadeira identidade dele. Em vez do Peter explicar tudo direitinho pro amigo, ele deixa no ar e vai embora.
  • Uma nota sobre o Doutor Octopus: o cara não era necessariamente mal, mas o chip inibidor de seus braços mecânicos quebrou, fazendo com que sua mente fosse controlada pelo robô que ele mesmo criou.
  • Homem-Aranha e Doutor Octopus travam uma batalha final, após o antagonista sequestrar a Mary Jane (pensa em uma pessoa que fica em perigo toda hora). O herói vence, e Otto Octavius se sacrifica para destruir o reator. Além disso, Mary Jane descobre que Peter Parker é o Homem-Aranha e eles vivem felizes pra sempre. Até o filme seguinte, pelo menos.

Homem-Aranha 3 (2007)

Eminem – Venom
  • Peter Parker e Mary Jane começam a ter conflitos amorosos quando o jovem deixa a fama subir à cabeça e começa a tratar a namorada que nem lixo. Ele até pensa em pedi-la em casamento, mas não dá certo.
  • Na parte da ação, Harry Osborn agora é o Duende Macabro e luta contra seu amigo, mas leva uma pancada na cabeça e perde convenientemente a memória.
  • Peter e Mary Jane terminam o relacionamento e as coisas ficam mais sombrias quando o herói é afetado por um simbionte, que o obriga a ouvir My Chemical Romance. Desta forma, surge um Homem-Aranha com traje preto, sendo praticamente um anti-herói.
  • Após descobrir que o responsável por matar seu tio foi Flint Marko, o Homem-Areia, Peter Parker vai atrás do vilão, que só queria roubar dinheiro pra pagar o tratamento de sua filha doente. O Aranha supostamente o mata.
  • Peter Parker vai ficando cada vez mais chato e começa a ser imbecil com a Mary Jane. Além disso, luta com Harry Osborn, que enfim recuperou a memória, e explode uma bomba nele. Enfim, o cara percebe que suas ações são erradas e tira o simbionte de si.
  • O problema é que aquele meleca cai logo em Eddie Brock, um fotógrafo falsificador que pegou ódio do Peter Parker porque ele o desmascarou (figurativamente) a respeito de algumas fotos forjadas pelo mesmo. Agora que descobriu a identidade do Homem-Aranha, Eddie quer vingança. Todo mundo quer vingança nessa bagaça.
  • Com isso, o recém-modelado Venom e o Homem-Areia sequestram Mary Jane (de novo, mulher?) e o Peter pede arrego pro Harry. A princípio, ele recusa ajudar, mas convenientemente o seu mordomo fala que o ferimento de Norman Osborn foi causado pelo próprio planador dele, e assim o Duende Macabro vira o Duende Benigno.
  • Na luta final, Harry morre salvando Peter, Eddie morre tentando salvar o simbionte, e o Homem-Areia faz as pazes com o Aranha, fugindo do local. Agora sim, Peter Parker e Mary Jane ficaram juntos de vez. Não exatamente felizes, mas dá pro gasto.

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Não é um beijo de cabeça pra baixo, mas ok
  • Peter Parker é um jovem skatista que perde o seu tio Ben numa tragédia e vai em busca de vingança após ser picado por uma aranha radioativa. Ok, até aqui vocês já sabem, né. Porém, em vez do par romântico ser Mary Jane Watson, ela é substituída por Gwen Stacy.
  • Depois de salvar uma galera do Lagarto, uma nova ameaça comunista em Nova York, Peter Parker percebe que precisa deixar a vingança pessoal de lado e focar em salvar pessoas. Assim, ele se torna de vez o Homem-Aranha.
  • Surpresa! O Lagarto é Curt Connors, um amigo do pai de Peter e o chefe da onipresente Gwen Stacy, que está em todos os lugares de NY. O cientista, tentando achar uma cura pra regenerar o seu braço perdido, desenvolve um soro que o transforma em um lagarto gigante. O pior de tudo é que quem encontrou a fórmula para o sucesso do projeto foi o próprio Peter, o que o motiva a corrigir a bosta que fez.
  • Nesse ínterim, ele conta pra Gwen sobre a sua identidade como Homem-Aranha.
  • Depois de vários acontecimentos, Curt Connors fica meio doido e se concentra na missão de transformar todo mundo da cidade em lagarto, porque seria uma forma mais evoluída do que a humana. O Homem-Aranha o impede com a ajuda do Capitão Stacy, pai de Gwen e desafeto do aracnídeo. Ele descobre a identidade de Peter, muda de ideia em relação ao herói, e na beira da morte faz seu genro prometer que terminaria com a Gwen e não a envolveria nessa vida. E assim Peter Parker cumpriu sua palavra, mas meio que mudou de ideia no fim.
  • Na cena pós-créditos, é revelado que o pai do Peter Parker tem algum passado misterioso.

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)

Um encontro casual com o Homem-Aranha
  • Peter Parker não sabe se fica com a Gwen ou se termina, por causa da promessa feita ao pai dela. No final das contas, é ela quem termina com ele.
  • Assim como o Aranha de Tobey Maguire, o Cabeça de Teia de Andrew Garfield também não está conseguindo administrar muito bem sua vida noturna com a diária, mas beleza. Na pele de Peter Parker, ele toma como obsessão descobrir mais sobre o passado de seu pai. O filho fica sabendo que foi Richard Parker quem desenvolveu a aranha modificada que o picou, precisando fugir (morrendo posteriormente em um avião) para que Norman Osborn não pegasse a sua ideia pra construir armas biológicas.
  • Harry Osborn entra na jogada após a morte do pai, que não conseguiu se curar de uma doença crônica. O jovem, que foi amigo de Peter há muitos anos, chega à conclusão de que precisa do sangue do Homem-Aranha pra se curar, mas o Teioso se recusa a fornecer por medo do que ele poderia se tornar.
  • Lá nas Indústrias Oscorp, Max Dillon sofre um acidente e vira o Electro, um ser capaz de manipular eletricidade. Ele possuía uma adoração pelo Homem-Aranha, mas se volta contra o herói quando é tratado como vilão perante o mesmo. Tudo o que Max queria era ser visto, e por alguns momentos ele foi o centro das atenções. Com a chegada do Aranha, ele deixou de ser. Por esse motivo, o Electro jurou destruir o herói. Motivação besta, né? Também acho.
  • As coisas acontecem, blá, blá, blá, e Harry liberta Electro da prisão para que ele derrote o Homem-Aranha. Sem precisar do sangue do herói, Harry vai direto à fonte do experimento e injeta em si mesmo o DNA pra se curar, mas ele acaba se transformando em uma aberração, o Duende Verde.
  • O Homem-Aranha enfrenta novamente o Electro e o vilão quase se dá melhor. Contudo, com a ajuda de Gwen Stacy, o mocinho vence. Quando parecia que tudo ficaria bem, o Duende Verde chegou, o bagulho degringolou e Gwen Stacy foi morta, despencando de uma grande altura. Peter Parker ficou abalado, mas retomou o manto do Homem-Aranha pra poder salvar outras pessoas na cidade, especialmente após a chegada de Rino, um russo genérico com armadura lá. E é isso.

 

Espero que esse resumo dos filmes tenha sido útil pra vocês. Agora, vamo que vamo porque mal posso esperar pra ver três Tom Holland no cinema. Assim que eu assistir, trago a crítica novinha em folha aqui. Um beijo pra todo mundo!

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do resumo. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).