Curtinhas do Leleco, Terror

CurtinhasdoLeleco #22 – Sorria (2022)

sorria

• Gato de Cheshire

Com direção de Parker Finn, o filme de terror Sorria traz um conceito amedrontador em um ritmo alucinante de sustos e momentos de tensão. Não reinventa a roda e tampouco se propõe a fazer isso, mas executa o seu plano com muita competência, entregando ao espectador exatamente o que se espera deste gênero cinematográfico.

O enredo coloca suas luzes na terapeuta Rose Cotter (Sosie Bacon). Certo dia, ela entra em sessão com uma nova paciente, Laura (Caitlin Stasey), que insiste em dizer que uma presença maligna usa os rostos das pessoas como máscaras, dando sorrisos horripilantes antes de algo terrível acontecer. Quando essa entidade começa a persegui-la, a terapeuta passa a duvidar da própria sanidade.

Sorria é o típico filme de terror com história reduzida que se concentra em apenas um objetivo central: o entretenimento por meio dos sustos. É aquele tipo de filme que o espectador vai para o cinema assistir em uma tarde de sábado, a fim de sentir a adrenalina correndo nas veias. No entanto, apresenta material o suficiente pra ser minimamente autoral e original.

A cadência do filme é feita pra assustar quem assiste, por meio dos famosos “jump scares”. Esse é um recurso de bastante utilização no gênero e que, quando colocado em abundância em uma obra, pode se tornar previsível. No entanto, quando a direção escolhe os momentos certos pra tais sustos, a experiência se encorpa, sem ficar vazia.

Sorria é muito esperto em seus momentos de susto. Na maior parte das cenas, pro cinéfilo mais atento, é possível adivinhar que haverá um jump scare em uma cena específica. Porém, o filme protela tanto a aplicação desse susto que ele acaba vindo de forma abrupta, podendo causar arrepios e aquele salto involuntário na cadeira.

Quando se aceita a proposta, Sorria é capaz de capturar a atenção de um jeito bastante eficaz. A conclusão pode ser um pouco decepcionante, quando se pensa em toda a trajetória que a história traçou até chegar ali. Contudo, é um terror que vale conferir pra poder sentir aquela empolgante descarga de adrenalina. Nota final: 4/5.

Chora (2022)

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco

Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco

Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).