Crime, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #57 – Quebrando a Banca (2008)

quebrando a banca filme

• Inteligência não é tudo

Eu gosto muito desse tipo de história. Pessoas inteligentes utilizando a esperteza natural pra cometer crimes? É isso aí! Não que eu aprove isso na vida real, ok? Não confundam as coisas. Continuando, eu imaginava que esse filme fosse ser uma mistura de Truque de Mestre com Gênio Indomável, talvez com um toque de A Rede Social. Não é nada a ver.

Ben Campbell é mais um aluno brilhante do sistema educacional infalível dos EUA. Como Ben está em um país de primeiro mundo, a sua própria inteligência jamais será o bastante pra decolar sozinho. Quer realmente uma oportunidade de se provar? Então arranje uma grana! Com isso, o estudante acaba sendo seduzido pelo plano do professor Mickey Rosa, que conduz um grupo de alunos igualmente inteligentes em incursões pra ganhar dinheiro em Las Vegas.

Se você acha que Quebrando a Banca tem uma proposta que deixa óbvio quais passos o roteiro vai dar em cada momento do filme, acertou em cheio. Essa aqui nada mais é do que uma jornada de ascensão e queda. É a história de um jovem que voou perto demais do Sol e se queimou, entrando em uma armadilha praticamente impossível de escapar.

As reviravoltas do roteiro não são bem reviravoltas, pois estão bem telegrafadas pra quem tem uma mínima familiaridade com esse tipo de enredo. Até os estilos dos personagens são unidimensionais: o chefe, o par romântico, os amigos que servem como bússola moral, o revoltado, o alívio cômico… e por aí vai.

Se você está procurando por profundidade, Quebrando a Banca não é exatamente uma boa pedida. Agora, se está em busca de uma diversão casual com boas sequências de jogos de cartas e pessoas tirando dinheiro de indústrias que aniquilam seres humanos, tá aí uma sugestão decente.

Quebrando a Banca não faz nada além do que é proposto em sua essência, mas também não te engana ao longo da duração, a não ser que você tenha entrado com uma expectativa específica (como eu). Se for assistir de modo descompromissado só pra checar esses elementos positivos que eu listei, o filme vai cumprir o propósito de te entreter.

Talvez o personagem acima tenha refletido uma parte do caráter questionável do ator que o interpreta

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).