Comédia dramática, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #35 – A Grande Aposta (2015)

• Capitalismo 101

Vencedor da categoria de Melhor Roteiro Adaptado no Oscar de 2016, este filme transforma um tema complexo em uma divertida experiência. A Grande Aposta aborda o contexto da Crise Financeira de 2008, nos EUA, um evento real que colapsou grande parte da economia mundial.

O longa pega como base algumas poucas pessoas que conseguiram prever o caos que se sucederia por conta dos iminentes atrasos no pagamento de hipotecas nos Estados Unidos. Em meio ao apocalipse econômico prestes a rolar, esses homens pegaram como objetivo capitalizar em cima do prejuízo geral.

Você por acaso já assistiu ao filme Não Olhe Para Cima? Naquela história ficcional, cientistas descobrem um meteoro prestes a chegar à Terra, e que destruirá todo o planeta. No entanto, quando tentam avisar a todos, a população os rechaça em um sistema generalizado de desinformação. Sim, um paralelo claro com o que aconteceu no mundo real durante a pandemia da Covid-19.

Por que eu trouxe isso à tona? Ora, porque o diretor é o mesmo. Adam McKay mostra claramente que é capaz de pegar uma temática sensível, considerando que a crise de 2008 levou à falência centenas de pessoas, e transformar em algo acessível e engraçado.

Por meio de uma narrativa irônica, A Grande Aposta faz de tudo pra não deixar o enredo cair no monótono. Afinal, as nuances econômicas não são tão fáceis de entender. Pra mim, por exemplo, os termos utilizados por Wall Street são mais difíceis do que grego. Adam McKay sabe bem disso, e também sabe como contornar o problema.

O elenco ajuda, é claro. Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt são alguns dos nomes. O sólido roteiro beneficia os personagens, e o filme não deixa a peteca cair.

Embora seja difícil de entender os aspectos mais particulares da crise pra quem não é familiarizado com termos financeiros, dá tranquilamente pra compreender o panorama geral. Com isso, A Grande Aposta é uma excelente sugestão pra quem seja aprender um pouco, ao mesmo tempo em que acompanha a história com um sorriso sarcástico no rosto. Nota final: 4,0/5.

Não lembro deste episódio de The Office, e vocês?

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).