Comédia dramática, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #52 – Certas Pessoas (2023)

certas pessoas

• Uma rasa crítica nada cômica

Esse filme tinha tudo pra ser legal. A prévia da Netflix não demonstrava ser algo genial ou revolucionário, mas a premissa parecia ser pelo menos divertida e poderia ter um tópico ou dois pra acrescentar em um assunto cada vez mais relevante na sociedade. Porém, não é bem isso que acontece.

Ezra, um homem branco e judeu, se apaixona por Amira, uma mulher negra de família muçulmana. O amor entre os dois é o suficiente pra ambos, mas, quando as respectivas famílias começam a se conhecer, a barreira cultural de cada uma pode ser um problema no relacionamento do casal.

Choque entre culturas pode ser um tema precioso em uma comédia dramática, se o roteiro souber trabalhar isso bem. O elenco era capaz de entregar um bom resultado, com Jonah Hill, Eddie Murphy, Lauren London e Julia Louis-Dreyfus. O ponto de partida da trama também é bem feito, mas as coisas degringolam rapidamente.

O grande problema de Certas Pessoas é que ele é uma comédia dramática que não funciona nem como comédia e muito menos como drama. Passa longe de ser um filme engraçado (eu não dei risada em nenhum momento, e devo ter soltado um arzinho pelo nariz em momentos isolados), e as discussões a respeito de etnia e religião são tão rasas que chegam a dar vergonha alheia em determinadas partes.

Assistir a esse filme como brasileiro é um tanto quanto estranho, pois, por pior que o nosso país seja em questões sociais e raciais, os EUA conseguem ser piores. Por isso, alguns temas que o texto coloca em pauta são tão distantes da nossa realidade que deixam a experiência meio boba. Mesmo assim, a série Dear White People, que também aborda um casal de um homem branco com uma mulher negra engajada na militância, trabalhou essas questões de um jeito bem mais competente.

O roteiro é frágil, as piadas são sem inspiração, o filme é exageradamente grande e a resolução dos problemas é ridiculamente fácil perto do quanto tempo eles demoraram a ser construídos ao longo do enredo. Não é um longa completamente descartável, mas eu definitivamente não o recomendaria.

Ei, parados aí! Vocês estão presos por transgredir a Lei Maria da Moda!

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).