Curtinhas do Leleco, Suspense/Thriller

CurtinhasdoLeleco #55 – Cisne Negro (2010)

cisne negro

• A dualidade de uma artista

Eu já comentei aqui antes, mas vou repetir pra quem não lembra ou nunca leu. Tenho uma lista chamada “filmes que todo mundo já viu, menos eu”, em que o título é bastante autoexplicativo. Cisne Negro era um desses filmes, e estava na minha mira há muitos e muitos anos. Por fim, resolvi conferi-lo e devo dizer que dá pra entender por que ele é tão famoso na comunidade cinéfila.

Nina é uma bailarina com óbvio talento, mas dona de uma personalidade retraída e tímida. Quando se depara com a oportunidade de interpretar o papel principal em O Lago dos Cisnes, onde precisaria viver duas personagens completamente opostas em uma mesma peça, a dubiedade mexe com seu intelecto e ela passa a levar a si mesma ao limite.

Natalie Portman é uma grande atriz, isso não se discute. Outra coisa que dificilmente terá oposição é que sua atuação em Cisne Negro é a melhor da carreira dela até hoje. Portman rouba a cena e vive muitas facetas diferentes em uma mesma pessoa: a mulher tímida, a mulher obstinada, a mulher tímida tentando ser obstinada e outras várias camadas que o enredo apresenta.

A direção de Darren Aronofsky, famoso por ter um estilo muito característico e perturbador (como em Réquiem para um Sonho, Mãe! e A Baleia), demonstra precisão ao destrinchar a temática da maneira mais agonizante possível. Este é um filme que incomoda, mas no bom sentido. É inquietante e desconfortável, algo que vai aumentando à medida que o tempo passa.

Cisne Negro é um suspense clássico e um terror psicológico mais do que competente. A história chega a ser hipnotizante, em uma união primorosa entre direção, roteiro e atuações, as bases de qualquer obra bem feita. É um filme obrigatório pra quem ama cinema, mas já deixo avisado que, se você está procurando por uma diversão mais convencional, não vai encontrá-la por aqui.

Grandes amizades do cinema

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).