Comédia, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #28 – Morte Morte Morte (2022)

morte morte morte

• Brincadeira paranoica

O novo terror da produtora A24, famosa por oferecer mais autonomia aos seus cineastas, está no ar na HBO Max. Morte Morte Morte, com direção de Halina Reijn e elenco majoritariamente feminino, se encaixa no subgênero “slasher”, ao mesmo tempo em que tenta fazer algo de diferente. Isso funciona? Para este humilde pitaqueiro, sim.

Em inglês, o nome original é Bodies Bodies Bodies, algo como Corpos Corpos Corpos. O título remete a uma brincadeira que se torna o tema da obra. No jogo, um “assassino” é escolhido e os participantes precisam fugir dele. No entanto, sete jovens em um chalé não esperavam que o faz de conta se tornasse subitamente tão real.

Morte Morte Morte já começa com uma cena longa de duas personagens se beijando, reforçando a relação recorrente entre sangue e sexualidade presente nos filmes de terror. Com isso, o filme logo de cara firma os dois pés no gênero. À medida que os minutos passam, o cenário de slasher então se torna cristalino.

Para aqueles que não sabem o significado, “slasher” é um subgênero caracterizado por um assassino perseguindo suas vítimas. Sexta-Feira 13 e Halloween são alguns dos exemplos.

O jogo Bodies Bodies Bodies é a desculpa perfeita pra criar um clima crescente de suspense. Nisso, o filme não tenta reinventar a roda. Porém, ao contrário de outros títulos do subgênero, que frequentemente contam com personagens vazias ou de pouca inteligência, aqui elas são carismáticas.

Esse fator faz com que a gente se importe com os acontecimentos, mantendo sempre a chama do mistério acesa até a chegada da reviravolta final. Por incrível que pareça, eu comecei a rir quando subiram os créditos. Quando você assistir, saberá o porquê.

O longa, aliás, tem fortes tons de comédia, sobretudo na interpretação da atriz Rachel Sennott. O roteiro brinca com temas como confiança e tecnologia, críticas ácidas à nova geração, traumas e romance. Não chega a ser revolucionário, mas faz o suficiente pra ser divertido e se destacar diante do saturado slasher. Nota final: 4,0/5.

Apenas fãs de Carrie, a Estranha

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).