Curtinhas do Leleco, Terror

CurtinhasdoLeleco #29 – M3GAN (2022)

m3gan

• A prima mais nova do Chucky

Com pouco mais de dois meses nos cinemas, o filme de terror M3GAN superou 100 milhões de dólares de bilheteria, gerando um lucro mais de oito vezes maior do que o custo. Por que ele fez tanto sucesso?

Uma engenheira robótica bastante talentosa desenvolve uma boneca que promete revolucionar o mercado. Bizarramente parecida com uma humana, M3GAN é capaz de responder perguntas, se adaptar às mais variadas situações e servir como companhia, principalmente para crianças.
No entanto, quando a Alexa Turbinada começa a levar a sério demais a função de proteger, todas as pessoas à sua volta ficam em perigo.

A premissa de M3GAN pode parecer bastante similar à de Brinquedo Assassino, mas há várias diferenças. Os filmes do Chucky estão muito atrelados ao slasher, gore e também à violência mais gratuita. Enquanto isso, o recente lançamento demora a desenvolver a ação, flertando ocasionalmente com o drama.

A primeira hora de M3GAN serve mais pra desenvolver os personagens em tela do que propriamente preparar o terreno pra sustos e perseguições. É algo curioso que o roteiro desenvolve, pois, com um tema desse em mãos, era quase irresistível investir no horror mais barato e “fácil” de degustar.

Não que M3GAN seja um terror cult, bem longe disso. A partir do momento em que coloca as peças no lugar, o filme fica deliciosamente divertido de acompanhar, com exageros que ativam a nossa adrenalina. No terceiro ato, a obra fica um tanto quanto genérica e esticada, mas não menos espirituosa.

Embora trabalhe bastante a temática de inteligência artificial e como ela pode ser teoricamente nociva quando “aprende” a se adaptar à realidade em sua volta, M3GAN consegue trazer uma dinâmica mais atualizada ao contexto. Afinal de contas, não há nada mais assustador do que a realidade.

Por isso, apesar dos óbvios excessos e absurdos da trama, M3GAN acerta em trazer uma maior proximidade com a gente. Não é brilhante, mas cumpre o prometido e ainda traz um quê de novidade. Nota final: 3,5/5.

Nada como uma casa de família com a Alexa do Mal

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).