• Fanfic do Harry Styles
No cinema, romances têm como via de regra a aleatoriedade e a comicidade, que servem como base do relacionamento. Uma Ideia de Você utiliza esse recurso, mas não é capaz de causar aquela suspensão de realidade necessária pra que a gente se engaje totalmente no flerte.
Solène tem 40 anos, é divorciada e possui uma filha adolescente. Quando o ex-marido desmarca uma ida ao Coachella com a filha e os amigos dela, cabe a Solène fazer a viagem. Em uma situação pra lá de inusitada, ela topa com Hayes Campbell, um cantor de boy band bem mais novo. Contra todas as expectativas, um sentimento desperta entre eles.
Não vou ser hipócrita: eu estava gostando do começo do filme. Como não se trata de uma comédia romântica, não há aquela pressão de ter que misturar uma boa química entre o casal junto a momentos engraçados. Aos poucos, porém, Uma Ideia de Você se solidifica mais como uma fanfic do que qualquer outra coisa.
Pra quem não conhece muito bem o que é fanfic (algo como “ficção de fã”, em inglês), esse gênero literário consiste em construir uma história não canônica envolvendo personagens de obras já existentes, ou até mesmo pessoas reais. Normalmente, são tramas mais conduzidas pelo desejo íntimo de quem tá escrevendo, sem preocupação com a “veracidade” daquela fantasia.
Uma Ideia de Você parece uma fanfic de amor envolvendo o cantor Harry Styles. Isso por si só não é um problema, claro, mas o filme estrelado por Anne Hathaway e Nicholas Galitzine se leva a sério demais pra um enredo tão bobinho. O roteiro até aborda temas importantes, como etarismo e o julgamento da sociedade quanto à figura da mulher de meia-idade, mas o que circunda não é tão profundo quanto faz parecer.
O maior problema disso tudo é que os personagens não parecem pessoas de verdade, a química entre os protagonistas é frágil e há idealização em excesso, afastando-nos da trama.
Uma Ideia de Você pega assuntos intensos e pertinentes, mas não sabe muito bem o que fazer com eles a não ser construir um romance sem sal. O começo e o final do filme são até bons, só que o miolo é pouco engajante.
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?