Curtinhas do Leleco, Filmes, Terror

CurtinhasdoLeleco #181 – Herege (2024)

herege

• O poder da retórica

Duas “freiras” mórmons vão de porta em porta na tentativa de converter pessoas, até que um dia se deparam com um homem perigosamente questionador.

Herege é bem diferente do que eu imaginava. Pra mim, era mais um filme de terror com espíritos ou demônios, utilizando pessoas religiosas como vítimas. O enredo já estava praticamente desenhado na minha cabeça, mas fui bastante surpreendido à medida que a trama foi avançando.

A primeira hora de Herege é impecável. Eu sou suspeito pra falar, porque adoro filmes que se concentram nos diálogos e debatem questões provocadoras, ainda mais sobre algo tão expressivo como a existência – ou não – de Deus. As conversas de Reed, interpretado por Hugh Grant, com as freiras Barnes (Sophie Thatcher) e Paxton (Chloe East), me deixaram 100% preso ao filme.

Na segunda metade, o longa abraça o terror tradicional contemporâneo, digamos assim. Também continuei gostando do filme, mas bem menos do que antes. Há várias reviravoltas interessantes e uma boa construção de tensão, mas a mudança de identidade da história não me agradou tanto. É um bagulho bastante pessoal; se você prefere uma trama mais acelerada, com terrores mais expositivos, talvez isso não te atrapalhe.

Eu também gosto do terror explícito de vez em quando, mas a maneira como Herege foi construído me fez ter a ideia de que veria algo diferente. Mesmo assim, como eu já adiantei, o roteiro costura boas sequências e se mantém em um bom nível até o final. Além disso, os diretores Scott Beck e Bryan Woods utilizam muito bem o espaço reduzido da casa onde a história se passa.

Herege é um filme de terror que aborda uma série de debates de ideias, que evidenciam como uma retórica competente é meio caminho andado pro convencimento. As atuações são excelentes, sobretudo de Hugh Grant, que dá vida a um vilão assustadoramente real. Por outro lado, a narrativa fica no meio do caminho entre duas propostas distintas, a do horror psicológico e do medo visível, algo que pode ser considerado como um defeito.

Azaradas da vez

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).