• À procura de um filho
Em seu testamento, uma mulher deixa uma tarefa incomum para os filhos gêmeos: rastrear o passado dela e descobrir o que aconteceu com duas figuras importantes da família.
Tem um frame específico em Incêndios que tá presente em todas as páginas de filmes na Internet. Eu já havia visto aquela mesma imagem centenas de vezes, mas nunca tinha entendido o contexto. Depois de algum tempo, descobri que aquela era uma produção dirigida por Denis Villeneuve, de A Chegada e Duna. Então, resolvi dar o play.
Incêndios tem uma história bastante pesada. Eu não esperava que o cenário fosse de guerra e a trama se passasse em algum país não especificado do Oriente Médio (embora o filme dê pistas de que se trata da Palestina). A narrativa vai e volta no tempo e eu me confundi com isso em alguns momentos, porque as atrizes que interpretam a mãe e a filha se parecem. Com o passar do tempo, fui me acostumando e as coisas ficaram mais claras.
Como era de se esperar, devido ao histórico do Villeneuve, Incêndios é muito bem dirigido. O elenco não possui nenhum nome estrelado de Hollywood, mas todo mundo entrega atuações fortes. O enredo é bem construído e vai aumentando cada vez mais a tensão e atiçando a curiosidade. Há muito mistério envolvido, e as respostas para as perguntas são chocantes.
Por algum motivo, porém, eu acho que esperava mais. Como eu disse, a reviravolta derradeira é memorável e não acho loucura dizer que é uma das revelações mais impactantes do cinema recente. A questão é que eu, como espectador, já sabia que haveria alguma reviravolta em determinado momento, por causa da aura de mistério de Incêndios. Além disso, a minha reação às descobertas foram mais no sentido de “caramba, que pesado” do que na linha “nossa, por essa eu não esperava mesmo!”.
Incêndios desenvolve uma história trágica e sigilosa que nos convida à investigação junto aos personagens do filme. Por outro lado, eu demorei um pouco a me conectar com o estilo da narrativa e pensei que o enredo, ainda que seja devastador e fique na memória, me atingiria mais em cheio.

CURIOSIDADES
- O roteiro demorou cinco anos para ser finalizado, mas a filmagem durou apenas 40 dias.
- Inicialmente, o diretor considerou a ideia de que não houvesse falas, mas alterou os planos porque seria muito complexo trabalhar com esse estilo.
- O filme é baseado em uma peça de teatro de 2004, idealizada pelo libanês Wajdi Mouawad.
- A personagem Nawal Marwan é interpretada pela mesma atriz, Lubna Azabal, durante todo o filme. Ela tinha cerca de 30 anos na época das filmagens.
FICHA TÉCNICA
Nome original: Incendies
Duração: 2h11
País: França
Diretor: Denis Villeneuve
Elenco principal: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette, Abdelghafour Elaaziz
>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?