• Acerto de contas
Christian Wolff é um contador diagnosticado com autismo e extremamente bom no que faz. Quando é contratado para analisar as contas de uma grande empresa, ele mergulha em uma situação conspiratória que o obriga a colocar em prática o que aprendeu em seu passado traumático.
De certa forma, O Contador é como qualquer outro filme de ação. Um protagonista habilidoso no combate, uma história genérica e de pouca profundidade, um antagonista que espelha as habilidades do herói e personagens secundários que estão ali pra preencher espaço e ajudar o lado dramático.
O grande diferencial deste filme é a condição de Christian Wolff. Eu não tenho contato direto com muitas pessoas com transtorno do espectro autista, mas me sinto confortável o suficiente em dizer que a interpretação de Ben Affleck evita exageros; é importante lembrar também que, desde que O Contador foi lançado, a discussão a respeito desse tema mudou muito, então naturalmente é possível apontar alguns elementos datados.
Como ação, o filme é competente. As coreografias são boas e os tiroteios tentam fugir um pouco do óbvio. O vilão corporativo poderia ter sido melhor explorado, e não acho que O Contador conseguiu construir muito bem a relação entre Christian e Braxton, interpretado por Jon Bernthal. Por outro lado, a personagem de Dana, vivida por Anna Kendrick, se encaixa bem no conjunto e serve como um suporte interessante.
Se não fosse pela sequência, O Contador 2, ter chegado aos cinemas neste ano, eu provavelmente teria passado batido pelo primeiro. Este aqui é um legítimo “filme de pai”, em que o intuito é se divertir e torcer para que o protagonista fodão consiga seus objetivos. Há duas reviravoltas no terceiro ato – uma delas é meio óbvia, mas a outra me pegou de surpresa.
O Contador é um filme de ação bem semelhante a diversos outros que você já viu antes, tenho certeza disso. A diferença reside na parte do autismo, que possui um bom desenvolvimento e gera uma premissa legal de acompanhar. Não há nada muito especial aqui, mas é um entretenimento bastante eficaz.

CURIOSIDADES
- O ator Ben Affleck já afirmou que esta é uma de suas cinco interpretações favoritas da carreira. as outras são em Procura-se Amy, Argo, Gênio Indomável e como Batman no Universo Estendido da DC.
- A atriz Anna Kendrick baseou a sua personagem na própria mãe, que também é contadora e a ajudou a entender as questões matemáticas por trás do roteiro do filme.
- Este filme esteve na Black List de 2011, uma publicação que lista os melhores roteiros rejeitados por estúdios no ano em questão. O roteirista de O Contador é Bill Dubuque, um dos criadores da série Ozark.
- O número 3 é importante no filme. O protagonista descobre uma fraude através do dígito 3, costuma dar 3 tiros nos inimigos, come 3 panquecas e 3 bacons no café da manhã, e acerta 3 melões no treino de tiro.
FICHA TÉCNICA
Nome original: The Accountant
Duração: 2h10
País: EUA
Diretor: Gavin O’Connor
Elenco principal: Ben Affleck, Anna Kendrick, Jon Bernthal, J.K. Simmons, John Lithgow, Jeffrey Tambor
>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?