Comédia, Curtinhas do Leleco, Filmes

CurtinhasdoLeleco #209 – Garfield: O Filme (2004)

garfield o filme

• Gula, preguiça e inveja

Garfield é um gato comilão e preguiçoso, que leva uma vida tranquila na casa de seu dono, Jon Arbuckle. A paz daquele lar é interrompida quando Jon decide adotar um cachorro chamado Odie.

No meu caso, é possível analisar Garfield: O Filme sob duas perspectivas: objetiva e lúdica. Na perspectiva objetiva, temos aqui um filme não tão bom assim. O CGI é meio esquisito, ainda mais porque o Garfield é o único animal criado inteiramente por computador entre outros animais reais e cujas únicas modificações são as bocas mexendo. A trama é a mais básica possível, os personagens são caricatos e sem profundidade alguma, e a comédia é meio forçada às vezes.

Na perspectiva lúdica, entra um pouco de nostalgia na parada. Quando esse filme foi lançado, eu tinha seis anos de idade. Eu não me lembrava muito dos acontecimentos, mas me recordo de ter assistido incontáveis vezes com meu irmão mais novo. Reconheci algumas cenas ao longo da duração, como Garfield e Odie dançando ao som de “Hey Mama”, do Black Eyed Peas (que é idêntica à versão de Sérgio Mendes de “Mas que Nada”). E lembro de gostar demais durante a minha infância.

Tentando achar o equilíbrio entre o objetivo e o lúdico, Garfield: O Filme não é uma comédia geracional e cai frequentemente no campo da tosquice, quando poderia ter apostado no formato de animação – que era a ideia original. Mesmo assim, não acho que seja um longa totalmente desprezível. Ele tem momentos divertidos, e Bill Murray como Garfield cai como uma luva. O Odie é muito bonitinho, algo que também precisa ser considerado, e o vilão Happy Chapman consegue transformar a extrema caricatura em algo engraçadinho, como um quadrinho levado para a tela.

Garfield: O Filme não envelheceu tão bem assim, mas tenho certeza que marcou época principalmente pra quem nasceu na década de 1990 ou no começo dos anos 2000. Hoje em dia ele passa batido, até por não ter qualidades tão evidentes assim, mas tem seus momentos de nos fazer soprar ar pelo nariz.

Liz e seu gato de CGI

 

CURIOSIDADES

  • Bill Murray, que dubla Garfield, pensava que o filme tinha sido escrito por Joel Coen, dos famosos irmãos Coen. Foi somente depois de começar a gravar que ele percebeu que o roteirista era Joel Cohen.
  • Jim Carrey e Ben Stiller recusaram a oferta de interpretar Jon Arbuckle. Para o papel de Liz, as atrizes Natalie Portman, Angelina Jolie, Jennifer Garner e Patsy Kensit foram consideradas.
  • A quantidade de cenas de CGI do personagem Garfield (cerca de 400, no total) neste filme supera em quase o dobro a quantidade de CGI de Gollum em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres.
  • Neste filme, Odie é adotado por sugestão da veterinária Liz, interesse romântico de Jon. Na história em quadrinhos, Odie era o cachorro de estimação de Lyman, um amigo de Jon.

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Garfield: The Movie
Duração: 1h20
País: EUA
Direção: Peter Hewitt
Elenco principal: Bill Murray, Breckin Meyer, Jennifer Love Hewitt, Stephen Tobolowsky, Evan Arnold, Mark Christopher Lawrence, Eve Brent

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).