Ação, Comédia, Curtinhas do Leleco, Filmes

CurtinhasdoLeleco #210 – Novocaine: À Prova de Dor (2025)

novocaine

• Tá vendo? Nem doeu…

Nate sofre de uma condição que o torna incapaz de sentir dor. Quando a garota dos seus sonhos é sequestrada, ele decide utilizar essa incomum característica a seu favor.

Antes de mais nada, preciso iniciar dizendo que Novocaine é muitíssimo divertido. O filme começa como quem não quer nada, dando a impressão de que será uma espécie de comédia romântica, mas com meia hora de duração ele abraça a ação e vai construindo situações cada vez mais absurdas. A veia cômica presente em abundância nos ajuda a comprar a ideia de tudo que está acontecendo, sem se preocupar demais com a lógica da história.

Em alguns momentos isso fica um pouco mais evidente, apesar do esforço do roteiro em tentar nos desviar a atenção. O único que realmente me incomodou apareceu no terceiro ato, quando os policiais envolvidos no caso demonstram um amadorismo tão grande que me desconectou do filme por alguns minutos antes de eu ser novamente atraído. Acho que dava pra ter construído a “batalha final” de maneira menos preguiçosa. Sendo mais abrangente, todo o arco dos policiais é destoante do núcleo principal.

Contudo, eu não estaria falando a verdade se dissesse que essas questões estragaram a minha experiência, pelo contrário. Como eu disse, Novocaine é muitíssimo divertido. As cenas de ação são criativas e engraçadas – toda a sequência em que Nate está na casa de um certo personagem é sensacional e hilária -, o ator Jack Quaid domina o protagonismo como ninguém e os vilões não são espetaculares, mas cumprem os seus propósitos. A parte do romance perde o fôlego em determinado ponto, mas em geral é até bem construidinha. Ainda, a aparição do personagem Roscoe é bastante bem-vinda e cai como uma luva no conjunto.

Novocaine: À Prova de Dor é um filme de ação e comédia que eu recomendaria pra qualquer pessoa que tenha apreço pelos dois gêneros. Se você tá procurando por algo leve, curto, descompromissado e cheio de cenas de luta maneiras, adicione-o à sua lista imediatamente.

Parzinho no barzinho

 

CURIOSIDADES

  • Dois dos atores principais são “nepo babies”, ou seja, filhos de algum artista famoso. Jack Quaid é filho de Dennis Quaid e Meg Ryan, e Ray Nicholson é filho de Jack Nicholson e Rebecca Broussard.
  • Jack Quaid precisou da ajuda do dublê Stanimir Stamatov pra desaprender a como reagir diante de um golpe, pois foi ensinado a vida toda a mostrar seus personagens sentindo dor.
  • O longa foi filmado quase em sequência, pois os machucados sofridos por Nate exigiam maquiagem e efeitos práticos. A equipe imprimiu um busto em 3D do rosto de Jack Quaid pra auxiliar no processo.
  • O apelido do protagonista é um trocadilho com a palavra “novocaína” (“novocaine, em inglês), que é um anestésico usado pra reduzir a dor de injeções, queimaduras e cirurgias locais.

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Novocaine
Duração: 1h50
Países: EUA, Canadá, África do Sul
Direção: Dan Berk, Robert Olsen
Elenco principal: Jack Quaid, Amber Midthunder, Ray Nicholson, Jacob Batalon, Betty Gabriel, Matt Walsh, Conrad Kemp, Evan Hengst

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).