• Além do raio-x
O segurança Ethan Kopek pede pra subir de cargo e trabalhar no raio-x de um aeroporto em plena véspera de Natal. Por azar, é a noite em que um homem desconhecido planeja passar com um item misterioso sem ser barrado.
Aproveitando o embalo de Plano de Voo, minha crítica anterior, vamos seguir na temática aérea. É impossível assistir a este filme e não se lembrar de Duro de Matar 2. Ethan Kopek é basicamente um John McClane com menos habilidades e carisma, mas uma falta de sorte semelhante. Bagagem de Risco bebe da mesma fonte, mas a execução não é tão polida. Em compensação, é um entretenimento pra lá de eficiente.
O filme começa muito bem. Somos apresentados ao protagonista, descobrimos o que o motiva e logo vislumbramos onde vai começar a dar ruim. A introdução do vilão interpretado por Jason Bateman é boa, e eu logo fiquei curioso sobre o que estava dentro da mala, e em como Kopek seria capaz de sair daquela fria.
Pra fazer a história acontecer, Bagagem de Risco vai gradativamente abandonando a lógica e chega um ponto em que a gente precisa apenas aceitar o que tá acontecendo pra se empolgar com as cenas de ação. Se pensarmos demais, não vamos conseguir aproveitar. Como sempre, a polícia é extremamente burra. Os agentes da lei ficam que nem barata tonta pra lá e pra cá, simplesmente porque o roteiro precisa, e até a policial vivida por Danielle Deadwyler toma decisões questionáveis em dado momento.
Além disso, não sei se gostei muito da interpretação de Taron Egerton. Ele é um ator talentoso, como provou em Kingsman e, principalmente, em Rocketman, mas neste filme parece estar no piloto automático e entrega um protagonista meio sem sal. Não sei se é culpa do roteiro, se tentaram fazê-lo mais sério até pra não parecer uma cópia de John McClane, mas faltou tempero ao personagem.
Bagagem de Risco é uma pedida acertada se você estiver com vontade de ver algo eletrizante. Nisso, o filme cumpre muito bem o seu papel e fornece sequências bastante empolgantes. Por outro lado, se você for um pouco mais exigente, talvez seja melhor buscar outra opção.

CURIOSIDADES
- Bagagem de Risco foi o filme mais assistido da Netflix no ano de 2024. No total, o longa teve um total de 42 milhões de visualizações somente na primeira semana de lançamento.
- Depois de ler o roteiro escrito por T.J. Fixman, o ator Jason Bateman topou participar do projeto imediatamente, pra poder ter a chance de interpretar um vilão articulado e inteligente.
- O longa foi filmado em uma ala descontinuada, mas funcional, do Aeroporto de Nova Orleans. O local não tá mais aberto para uso comercial desde 2019, após a inauguração de um novo terminal.
- Enquanto trabalhavam juntos neste filme, a atriz Danielle Deadwyler conversou com o diretor Jaume Collet-Serra sobre seu próximo projeto, A Mulher no Jardim. O cineasta gostou da premissa e topou dirigir o longa.
FICHA TÉCNICA
Nome original: Carry-On
Duração: 1h59
País: EUA
Direção: Jaume Collet-Serra
Elenco principal: Taron Egerton, Jason Bateman, Sofia Carson, Danielle Deadwyler, Theo Rossi, Dean Norris, Tonatiuh, Sinqua Walls, Curtiss Cook
>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?