• Continuação desajustada
Após se tornar a Bruxa Má do Oeste, Elphaba busca libertar os Animais e revelar a farsa do Mágico de Oz. Já sua amiga, Glinda, tenta resistir à recém-adquirida fama.
Antes do lançamento de Wicked: Parte II, eu já sabia que ele não seria tão bom quanto o primeiro, porque a segunda metade da peça original aparentemente segue a mesma cartilha. Contudo, eu não esperava que a queda de qualidade fosse tão drástica. Depois de um filme tão cheio de personalidade e energia, a sequência é apagada e com poucas qualidades notáveis.
Wicked: Parte II consegue uma “proeza”. Ele tem quase meia hora a menos do que o primeiro, e mesmo assim parece maior. A narrativa é mais sem graça e as canções são muito inferiores, deixando o formato de musical desinteressante. Além disso, a história parece condensada em um espaço menor do que o recomendável. O terceiro ato é apressadíssimo, principalmente quando a Dorothy entra na jogada. Já as cenas entre Elphaba e Glinda são longas e repetitivas, fazendo com que momentos bonitos fiquem enjoativos.
E por falar em Dorothy, tudo que tem a ver com a história dela é mal trabalhado em Wicked: Parte II. A progressão dos acontecimentos é desbalanceada e deixa a jornada de Dorothy curta e sem impacto. Sim, eu sei que o foco não era ela, mas demandava um desenvolvimento diferente. Nem o rosto dela mostraram, o que eu achei uma decisão criativa nada a ver. Não sei se no teatro é assim, mas no audiovisual não funciona por tanto tempo.
Se o primeiro filme se destacava nas atuações e na direção de arte, achei que tudo isso foi protocolar no segundo. Nada me chamou a atenção, visualmente falando. O longa deve acumular indicações ao Oscar, mas questionarei a maioria delas – se estiver na lista de Melhor Filme, o que provavelmente vai acontecer, estará ocupando a vaga de outra obra superior.
Wicked: Parte II dá um encerramento mediano pra uma história que tinha começado de maneira excelente. O filme tem boas cenas, como a música envolvendo o Mágico, Elphaba e Glinda, mas na maior parte do tempo é uma experiência cansativa e sem brilho.

FICHA TÉCNICA
Nome original: Wicked: For Good
Duração: 2h17
Países: EUA, Canadá, Austrália
Direção: Jon M. Chu
Elenco principal: Cynthia Erivo, Ariana Grande, Jeff Goldblum, Michelle Yeoh, Jonathan Bailey, Ethan Slater, Marissa Bode, Colman Domingo, Sharon D. Clarke
>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?