Ação, Curtinhas do Leleco, Drama, Filmes

CurtinhasdoLeleco #240 – O Ônibus Perdido (2025)

o ônibus perdido

• Inferno no paraíso

Um incêndio de grandes proporções avança rumo à cidade de Paradise, na Califórnia. Em meio às chamas, um motorista de ônibus tenta escapar e salvar a vida de 22 crianças.

A natureza é um negócio muito doido. Por mais bela que ela seja, também é implacável. Baseado em uma história real, O Ônibus Perdido possui dois pontos principais de foco: a jornada do motorista Kevin McKay e os esforços dos bombeiros pra apagar o fogo crescente. Os dramas pessoais de Kevin não me fisgaram, e o filme só prendeu minha atenção de verdade quando passou a mostrar o trabalho dos profissionais combatendo a ameaça. A partir dali, os dois arcos se entrecruzaram, se fortaleceram e resultaram em uma história frenética e sufocante.

A princípio, senti que O Ônibus Perdido não trabalhou muito bem suas personagens femininas. A mãe de Kevin não parecia capaz de fazer nada sozinha, nem sequer comprar um remédio pro próprio neto, mesmo aparentemente não estando em situação de invalidez; a professora Mary teve uma calma exagerada e irritante com os alunos na retirada da escola, colocando-os em risco; e a ex-esposa de Kevin soava intransigente demais pelo telefone. No entanto, isso melhora no decorrer da história, pra ser justo.

A principal força do filme é, sem dúvidas, a reconstrução da tragédia real que aconteceu em 2018. Eu saí até com calor depois que acabou, e a parte visual é impressionante e apavorante. Saber que pessoas precisaram passar por aquilo tudo é surreal – e inclusive, alguns bombeiros que de fato viveram os eventos em questão participaram da produção. É tudo muito bem feito tecnicamente, sem precisar explorar o sofrimento alheio como forma de entretenimento. Em nenhum momento eu fiquei com a sensação de que direção e roteiro utilizaram os fatos de modo irresponsável, algo relativamente comum no gênero.

O Ônibus Perdido começa devagar e perde vários minutos com histórias meio desinteressantes, mas brilha quando investe em suas maiores qualidades e na proposta central: mostrar a resiliência de seres humanos frente a catástrofes naturais.

O Matthew McConaughey é uma mistura de Andrew Lincoln e Noah Wyle

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: The Lost Bus
Duração: 2h10
País: EUA
Direção: Paul Greengrass
Elenco principal: Matthew McConaughey, America Ferrera, Yul Vazquez, Ashlie Atkinson, Kate Wharton, Kimberli Flores, Levi McConaughey, Kay McConaughey

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).